A conquista de uma boa colocação no mercado de trabalho é uma espécie de venda. Para conseguir a vaga, o candidato precisa demonstrar ao empregador que ele é a melhor escolha para determinada posição. E isso requer o preparo de um bom currículo.
A especialista em carreira Fernanda Schröder considera que o primeiro passo para montar um texto satisfatório é determinar qual tipo de vaga se quer alcançar. “Algumas pessoas colocam informações que não são direcionadas, e o currículo acaba não “conversando” com a vaga. Não adianta sair atirando para todos os lados”, explica Fernanda.
Se a pessoa está mudando de área e não tem experiência, Fernanda aconselha que o candidato descreva as qualificações que agregam valor ao novo projeto, como cursos específicos também.
É fundamental ficar atento às informações básicas. “As pessoas se esquecem de colocar e-mail, telefone”, acrescenta. Além desses aspectos, o documento deve conter: resumo das atividades que se sabe desempenhar, formação acadêmica, experiências, cursos úteis e trabalho voluntário.
Outra dica é salvar o currículo em PDF, assim o empregador pode acessar o texto usando qualquer tipo de sistema.
Apresentação na WEB
A especialista em carreira Fernanda Schröder recomenda que os candidatos cuidem também da apresentação online. É preciso se candidatar a vagas em sites de empresas e montar bons currículos em redes sociais. Para quem atua com trabalhos relacionados a imagens e vídeos, ter um site com a apresentação do material é ideal.
Oportunidades de emprego podem ser conferidas no site: https://prefeitura.pbh.gov.br/desenvolvimento/vagas-de-emprego-nos-postos-municipais-do-sine