Outubro Rosa Pet

UNA oferece exames gratuitos para a detecção do câncer de mama em cães e gatos

O evento será realizado no Campus Linha Verde, até às 13h, deste sábado (23)

Por ALICE BRITO
Publicado em 23 de outubro de 2021 | 12:07
 
 
 
normal

No mês da campanha do Outubro Rosa, que traz conscientização para diagnóstico e prevenção do câncer de mama, a data também deve ser lembrada para os cães e gatos, uma vez que a doença atinge quase metade desses pets no Brasil. 

Para instaurar na comunidade a prática desse cuidado que para muitos ainda é novidade, a Faculdade UNA, campus Linha Verde, na avenida Cristiano Machado, região Norte de Belo Horizonte, oferece gratuitamente, até às 13h deste sábado (23), exames veterinários clínicos para a detecção da doença. Para ser atendido não será necessário agendamento prévio. 

O funcionário público Luís Carlos de Paula, de 58 anos, ainda não sabia que o câncer de mama pode acometer animais, mas depois da orientação prestada pelo centro universitário, ele não pensou duas vezes: foi em casa e buscou a cadelinha Nina, de quatro anos.

"Me informei sobre a doença e trouxe a Nina para ser consultada, e graças à Deus ela está bem. Agora é cuidar e acompanhar  para garantir o bem-estar dela", salientou. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento.

No entanto, a doença também pode se propagar em cães e gatos machos. Por isso, a necessidade de cuidados e, principalmente, de um diagnóstico precoce a fim de tratar o problema o quanto antes.

Possíveis causas da doença em animais

A especialista e coordenadora do curso de Veterinária da Faculdade UNA, campus Linha Verde, Marina de Andrade, explica que a causa do câncer de mama em pets envolve questões genéticas e hormonais, mas também está relacionado ao uso exagerado de medicamentos anticoncepcionais.

"Primeiramente, o crescimento desordenado das células mamárias é um dos motivos pelo qual o câncer se desenvolve. Mas como os cães machos também produzem hormônios, como estrógeno e progesterona, mesmo que em menor quantidade, estão sujeitos ao câncer de mama. Outro ponto importante é não usar anticoncepcionais, pois eles aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer", salienta a professora. 

Prevenção

Ainda conforme a veterinária, a castração é uma importante maneira de prevenir a doença. "No caso das fêmeas e dos machos, a castração é a melhor forma de prevenir tumores mamários, diminuindo a probabilidade da manifestação da doença", explica a professora.

Sintomas

Ainda de acordo com a veterinária, os sintomas podem variar dependendo do caso, porém os mais comuns são: nódulos inchados e dores na região mamária.  "O tutor ao perceber estes sintomas deve procurar um veterinário urgentemente para que o tratamento seja iniciado o mais precoce possível", salientou Marina.

Diagnóstico e tratamento precoce

Além disso, o diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura do tumor.  "Quando o animal manifestar algum desconforto, é interessante uma análise por meio de uma avaliação veterinária e exames como ultrassom abdominal. O objetivo é descobrir qual é o estágio da doença e o melhor tratamento para o caso, que pode ser solucionado por meio de cirurgia, ou se precisará de quimioterapia", destacou.

Cuidado

A especialista orienta ainda, que os donos devem ficar atentos e examinar seus bichinhos. "É possível palpar todas as mamas para verificar se há qualquer anormalidade", pontua.

Importância do check-up

Outra recomendação da especialista é a realização de check-up's anuais. "O quanto antes o câncer for identificado melhores são as chances de recuperação. Por isso, levar o animal para realizar acompanhamento veterinário é de extrema importância", ressalta Marina.

Projeto Sansão

Durante a ação também é disponibilizada gratuitamente atendimento jurídico para os visitantes e donos de pets. 

"Aqui as pessoas também são orientadas sobre as consequências de uma adoção e da importância do cuidado. Animais que são vítimas de maus-tratos recebem cuidados aqui mesmo. Quando constatado maus-tratos, acionamos os trâmites legais e aplicamos a Lei Sansão, que garante prisão para quem maltratar os bichos", explicou a professora do curso de direito da UNA, Patrícia Leal.

Adoção

Durante o evento os visitantes também podem realizar a adoção de  cães ou gatos.  No entanto, as adoções também são realizadas no próprio campus de segunda à sexta, em horário comercial.

Para outras informações os interessados devem procurar presencialmente o campus de veterinária, da UNA Linha Verde.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!