Falta de médicos

UPA Norte não tem pediatra em BH e pais se revoltam: "Descaso"

Vereadora Loíde Gonçalves (Podemos) compareceu ao local e prometeu levar o caso à Comissão de Saúde da Câmara

Por Clarisse Souza
Publicado em 18 de março de 2023 | 21:44
 
 
 
normal

Pais que se deslocaram com os filhos  até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte neste sábado (18) em busca de atendimento médico de urgência ou emergência foram surpreendidos pela inexistência de pediatras no plantão noturno. Segundo usuários que estiveram no pronto-atendimento, localizado no bairro Novo Aarão Reis, crianças que necessitavam de observação ou internação foram transferidas de ambulância para outras UPAs ou hospitais da capital. 

Mãe de uma das crianças que precisaram de transferência, a técnica de enfermagem Aline Garcia de Oliveira Rocha, de 29 anos, estava revoltada com o que considerou um descaso com os usuários e denunciou que a falta de médicos na UPA Norte é um problema recorrente. “Todo final de semana, no sábado à noite e no domingo de dia, não tem médico”, relatou. 

Aline explicou que o filho Isaac, de apenas 4 meses, deu entrada na unidade de saúde na manhã de sexta-feira (17), com saturação baixa e dificuldade para respirar. Ele passou por exames e começou a receber medicação, enquanto aguardava vaga em um hospital para internação. No entanto, na tarde deste sábado, a mulher foi informada de que não haveria pediatra na UPA Norte para dar continuidade ao acompanhamento de Isaac e que a solução seria transferi-lo para a UPA Barreiro até que ele pudesse ser internado em unidade hospitalar.

“Não aceitei. É desumano. Queriam me mandar para o outro lado da cidade! E se meu filho recebesse alta? Como eles sabem se eu teria dinheiro para voltar?”, questionou a mãe. No início da noite, ela conseguiu que a criança fosse transferida para a UPA Venda Nova.

Vereadora promete levar caso à Câmara

O caso chamou a atenção da vereadora Loíde Gonçalves (Podemos) que se deslocou até a UPA Norte na tarde deste sábado (18) e confirmou a ausência de pediatras de plantão. “Conversei com o gerente da unidade que relatou passar por dificuldades para ter pediatra nos fins de semana. Não conseguem ninguém para vir atender os pacientes”, afirmou a parlamentar. 

Loíde contou ter presenciado a movimentação das ambulâncias para transferir crianças para outras unidades de saúde e classificou a situação como “descaso”. A vereadora, que chegou a convocar reunião na Câmara, na última quinta-feira (16) para discutir a falta de médicos nos centros de saúde da cidade, declarou que levará o caso da UPA Norte para discussão na Comissão de Saúde e Saneamento, da qual é suplente. 

O que diz a Prefeitura de BH

Questionada sobre as razões para a ausência de pediatra no plantão da UPA Norte, a Prefeitura de Belo Horizonte não esclareceu o motivo da falta constante de profissionais na unidade. A administração municipal afirmou que “a UPA Norte é a única unidade de pronto atendimento com desfalque na escala no sábado do plantão noturno. Como estratégia para continuidade do cuidado, as três crianças que necessitaram de observação, foram transferidas  para as UPAs Barreiro, HOB e Venda Nova com apoio do transporte em saúde. As crianças graves serão encaminhadas para leito hospitalar do Hospital Odilon Behrens, com apoio da Central de regulação da Secretaria Municipal de Saúde”.

A PBH esclareceu ainda “que neste sábado, os atendimentos de pediatria no plantão noturno, das 19h às 7h, são oferecidos em 8 UPAs de Belo Horizonte. O Hospital Metropolitano Odilon Behrens recebe os casos pediátricos de urgência, e conta com a retaguarda do Hospital João Paulo II”.  

Segundo a prefeitura, “a Secretaria Municipal de Saúde também mantém aberto um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o portal da Prefeitura para a realização do cadastro. É importante ressaltar que o município trabalha para manter as equipes completas para garantir o pleno atendimento da população”, finalizou, em nota.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!