A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou o segundo grupo de crianças de 5 anos para se vacinar a partir da próxima segunda-feira (14). Desde quarta (9), os pequenos nascidos entre fevereiro e julho de 2016 estavam sendo vacinados, e agora será a vez de quem nasceu a partir de agosto de 2016 e ainda tem 5 anos se vacinar também.
Confira o cronograma de vacinação da próxima semana em BH
- Segunda-feira (14): primeira dose para crianças de 5 anos sem comorbidades, nascidas a partir de agosto de 2016; repescagem da dose de reforço para todas as faixas etárias que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses; repescagem da quarta dose para pessoas com imunossupressão, cuja terceira dose tenha completado quatro meses; repescagem das demais crianças de 5 a 11 anos.
- Terça (15) a quinta-feira (17): repescagem da dose de reforço para todas as faixas etárias que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses, da quarta dose para pessoas com imunossupressão, cuja terceira dose tenha completado quatro meses, e da primeira dose das crianças de 5 a 11 anos.
- Sexta-feira (18): dose de reforço para pessoas de 36 anos cuja segunda dose tenha pelo menos quatro meses e repescagem para os demais grupos convocados.
Nesta sexta-feira (11), pessoas de 39 anos recebem a dose de reforço e os demais grupos já convocados podem procurar os pontos de vacinação para a repescagem.
As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis para se vacinar e apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. As crianças com a lista de comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde devem apresentar laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação, assinado e carimbado, em versão original. Se outra pessoa além dos responsáveis levar a criança ao local de vacinação, deve apresentar o termo de autorização disponibilizado pelo governo municipal.
Os locais de vacinação de cada grupo devem ser consultados no site da prefeitura. Como os endereços estão sujeitos a mudanças diárias, o ideal é conferir a lista logo antes de sair de casa.