Covid-19

Vacinação: Juiz de Fora veta deficientes e portadores de down como prioritários

Prefeita Margarida Salomão (PT) alegou que é de responsabilidade do Ministério da Saúde classificar os grupos preferenciais na imunização

Por Renata Evangelista
Publicado em 02 de março de 2021 | 16:33
 
 
 
normal

A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, vetou nesta terça-feira (2) a inclusão de pessoas com síndrome de down, autismo e deficiência intelectual no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. O pedido havia sido aprovado na Câmara Municipal da cidade, mas foi negado pela prefeita Margarida Salomão (PT).

A proposta do vereador Antônio Aguiar (DEM), que recebeu o aval dos outros parlamentares, era disponibilizar os antivirais aos moradores com down, autismo e deficiência intelectual "logo que houver disponibilização de vacinas pelas entidades sanitárias do país e distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS)". No entanto, a prefeita decidiu que vai seguir o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em despacho publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a chefe do executivo reconheceu o "mérito da iniciativa", mas argumentou que é de responsabilidade do Governo Federal traçar os grupos prioritários na vacinação. Conforme a prefeita, o plano de vacinação considera "critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença, indivíduos com maior risco de infecção, escalonamento dos grupos populacionais conforme a disponibilidade das doses e manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde".

Além disso, a prefeita disse que não há comprovação científica de que o plano de imunização exclusivo de Juiz de Fora seja melhor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. "Não cabe ao Município de Juiz de Fora elaborar seu próprio plano de imunização, tendo em vista a inexistência de justificado interesse local que diferencie este ente dos demais integrantes da federação, bem como em razão da inexistência de dados científicos que comprovem que o plano municipal é tecnicamente mais adequado que o nacional".

Juiz de Fora é a quinta cidade mineira com mais casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), o município contabiliza 18.211 vítimas da enfermidade. Deste total, 809 não resistiram ao vírus e morreram.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!