Nesta quarta

Vale vai fazer simulado de emergência em barragens na região metropolitana de BH

Cerca de 800 pessoas serão afetadas em Nova Lima, Itabirito e Rio Acima

Por O Tempo
Publicado em 27 de março de 2023 | 13:05
 
 
 
normal

A mineradora Vale e as Defesas Civis de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizarão na próxima quarta-feira (29) um simulado de emergência com barragens. O evento vai ocorrer às 10h e movimentará a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Peneirinha, Vargem Grande, Cianita I e Capitão do Mato e dos Diques B, II eIII. 

Segundo a empresa, a atividade, “que é rotineira e tem caráter preventivo, deve envolver empregados próprios, terceirizados e moradores da região. Aproximadamente 800 pessoas serão contempladas pelo exercício”.

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes, mas antes será emitido um aviso de que é uma simulação. Os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Ao ouvirem a sirene no momento do simulado, os empregados e moradores que estejam nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) do Condomínio Solar da Lagoa devem seguir para o ponto de encontro mais próximo. Os demais residentes deste condomínio, do Condomínio Miguelão e dos bairros Estoril I e II escutarão o som das sirenes, porém podem seguir normalmente com suas atividades, pois não estão localizados na ZAS.

O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar empregados e a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

A empresa alega que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. O governo de Minas listou todas as estruturas como nível I de risco. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!