Região Metropolitana

Van que caiu em barranco em Nova Lima não podia fazer o transporte de estudantes

De acordo com a prefeitura, o veículo não estava cadastrado como transporte escolar; dez pessoas ficaram feridas no acidente

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 22 de abril de 2024 | 10:12
 
 
 
normal

A van escolar que caiu em um barranco em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, não tinha autorização para o transporte de estudantes. De acordo com a prefeitura, o veículo não estava cadastrado como transporte escolar. Dez estudantes ficaram feridos no acidente da última sexta-feira (19 de abril).

Conforme a Prefeitura de Nova Lima, a cada seis meses, as vans devem passar por vistoria realizada pela divisão do trânsito. O órgão é responsável por emitir um selo, atestando a legalidade do veículo. Ainda segundo a prefeitura, o escolar envolvido no acidente estava sem o selo, e por isso será apreendido. Também estão previstas sanções para o motorista.

"O Departamento de Trânsito informa às cooperativas sobre a obrigatoriedade de inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios, dentre outras obrigações dos transportadores, conforme artigo 136 do CTB e Lei Municipal 034/2016. Após vistoria do veículo, um selo de "Veículo Vistoriado" é disponibilizado para o transportador escolar. Este selo deve ser devidamente afixado no para-brisa do veículo, garantindo sua visibilidade e indicando que o veículo foi inspecionado e está em conformidade com as regulamentações exigidas", detalhou a prefeitura.

O acidente

Uma van escolar, com 15 alunos, com idades entre 12 e 14 anos, caiu em um barranco no final da manhã da última sexta-feira (19 de abril), no bairro Quintas, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O acidente ocorreu em frente a escola onde eles estudam.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez alunos que estavam no veículo foram socorridos com ferimentos leves. Uma das crianças precisou ser levada pelos bombeiros para uma unidade de saúde. A motorista da van também foi socorrida. Ela estava abalada emocionalmente por causa do acidente.

As crianças foram levadas para a escola, e liberadas na presença dos pais e responsáveis. A causa do acidente ainda é investigada. Segundo informações iniciais, a motorista teria parado o veículo para buscar os alunos, quando a van acabou descendo o barranco. O escolar só parou depois que bateu em uma árvore. Populares tiveram que quebrar os vidros da van para resgatar as crianças.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que vai investigar o acidente. "A perícia oficial foi acionada para realizar os levantamentos necessários à investigação, no local do acidente de trânsito. Assim que possível, informações serão divulgadas", disse. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!