CLIMA

Ventania provoca quedas de árvores na capital e destelhamento na RMBH

Ventos chegaram a 113 km/h na região Oeste da capital; aeroportos de Confins e Pampulha operaram por instrumentos no início da manhã

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 03 de setembro de 2014 | 06:08
 
 
 
normal

Uma forte ventania e chuva de fraca intensidade atingem alguns bairros de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ibirité, cidades da região metropolitana da capital, no começo da manhã desta quarta-feira (3). O corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores e até um destelhamento de um prédio. Na região Oeste de BH, os ventos atingiram 113 km/h.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, as chuvas fracas e as rajadas de vento são ocasionadas pela área de instabilidade, que vão atingir os três municípios pelas próximas duas horas.

Em BH, a chuva atinge bairros da região Noroeste, como Bonfim, Padre Eustáquio e Caiçara. Na área central também foram registrados os primeiros chuviscos.

Nos bairros Cidade Industrial, Eldorado e Nacional, em Contagem, a chuva começou por volta de 5h30. Já os moradores dos bairros Petrópolis, Jardim Piemont, Icaivera também foram surpreendidos com a chuva fraca.

Segundo o meteorologista  do Centro de Climatologia Tempo Clima - PUC Minas, Eriberto Anjos, além da capital e da região metropolitana, o Triângulo Mineiro, a Zona da Mata, Sul de Minas e Campos das Vertentes também foram atingidos pela ventania.

"Começou por volta de 5h por causa da instabilidade. Não há previsão de nova ventania durante o dia", disse Anjos.

Quedas de árvores e destelhamento

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 07h20, foram registradas quedas de árvores na rua João Antônio Cardoso, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, e na rua Buenos Aires, no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em Contagem, uma árvore caiu na rua Mantiqueira, no bairro Novo Riacho. Em todos os casos, as vias foram obstruídas e não há feridos.

No bairro Marilândia, em Ibirité, na Grande BH, o vento provocou o destelhamento de um prédio na rua José Tavares Filho. Não há feridos.

Sem luz

Moradores do bairro Jardim Laguna, em Contagem, ficaram  sem energia elétrica durante a ventania. De acordo com a assessoria de imprensa da Cemig, uma equipe da empresa trabalha para o restabelecimento do serviço.

Algumas ruas do bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, estão sem energia elétrica, desde a madrugada. Segundo a Cemig, a ventania provocou os desligamentos e não há previsão para o restabelecimento do serviço, devido a alta demanda.

Aeroportos operam por instrumentos

Por causa do mau tempo nesta manhã, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o aeroporto da Pampulha operam por instrumentos. Apesar da ventania e da chuva, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não foi registrado atraso nos voos.

Previsão do tempo

Conforme informações do Climatempo, a previsão para essa quarta é de aumento de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Em Belo Horizonte, por volta de 5h, foi registrado 22º. 

A mínima marcada pelos termômetros foi de 16º e a máxima pode chegar a 30º.

Confira o vídeo da ventania no bairro Independência, na região do Barreiro, em BH, que foi enviado pelo leito José Welligton Pereira.

Você pode enviar vídeos e fotos da chuva e ventania desta quarta-feira pelo Whatsapp no número (31) 9827-4455.

 

Atualizada às 12h16

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!