Insegurança

Viagem de ônibus de SP a BH atrasa 5h, e passageiros denunciam insegurança

Usuários relataram que o ônibus chegou com mais de uma hora de atraso para embarcar os passageiros; durante a viagem, motorista alegou que a mangueira de água havia estragado e causado vazamento

Por O Tempo Cidades
Publicado em 23 de agosto de 2023 | 11:02
 
 
 
normal

Passageiros que utilizam a plataforma Buser enfrentam uma 'via-crúcis' para desembarcar em Belo Horizonte, após viagem iniciada em São Paulo, na noite dessa terça-feira (22). O ponto de embarque foi na rodoviária Tietê, na capital paulista, às 21h30, com a empresa Expresso Adamantina, responsável em fazer o percurso. A previsão de chegada em BH era 5h30 desta quarta-feira (23), mas, até as 10h30, a viagem estava em andamento em função de intercorrências relacionadas ao veículo. 

Os problemas começaram antes mesmo do embarque. Usuários relataram à reportagem que o ônibus chegou com mais de uma hora de atraso. Após o embarque, logo na cidade de Mairiporã, ainda no Estado de São Paulo, o ônibus precisou parar no posto de apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o motorista alegou que a mangueira de água havia estragado e causado vazamento. Por isso, ainda segundo o condutor, não poderia seguir viagem por conta do risco. Duas horas depois, outro ônibus da empresa foi enviado ao posto da PRF.   

Usuários reclamaram da condição do novo ônibus, já que as passagens vendidas eram de leito e leito individual, e o novo coletivo era convencional. O mecânico da empresa conseguiu arrumar a falha do ônibus anterior, e os passageiros voltaram para o mesmo e seguiram viagem, por volta das 2h30.   

Na estrada, mais um transtorno. O pneu furou e mais uma vez o veículo precisou parar em posto de apoio em Extrema (MG) para aguardar o borracheiro. Em Perdões (MG), por volta de 9h desta quarta-feira (23), o mesmo ônibus parou e informou que uma nova intercorrência aconteceu devido a um problema mecânico.  

Motoristas da empresa informaram aos passageiros que a orientação da Adamantina foi passá-los para outra empresa de ônibus - nenhuma havia chegado até 10h20 desta quarta-feira. Muitos usuários optaram por abandonar a viagem e compraram passagem na rodoviária de Perdões, sentido Belo Horizonte, com previsão de chegada ao destino às 14h.   

Marilene Alvarenga, 59, hipertensa e diabética, foi uma delas. Ela precisava tomar os remédios e insulina por volta de 5h30, horário previsto para o desembarque, e optou por seguir viagem em nova empresa.     

Histórico de transtorno 

A influenciadora digital Shirley Gomes, usuária frequente da plataforma Buser, informou que as viagens feitas pela empresa Adamantina e vendidas por ela já tem um histórico de problemas com os passageiros. Ela informou que, na semana passada, dia 17 de agosto, com um ônibus da mesma empresa - que ela, inclusive, alega ser o mesmo veículo - o câmbio de marcha não estava funcionando e precisou esperar por 10 horas para que o problema fosse resolvido.

“Entramos em contato com a empresa e relatamos o ocorrido e até agora não tem nenhum retorno sobre ressarcimento de passagem ou informação”, disse. “Pelo telefone informado do SAC da empresa, pela plataforma Buser, ninguém consegue falar”, disse. Ela ainda postou nos stories em sua conta do Instagram um vídeo contando todo o transtorno causado durante o trajeto desta terça-feira (22), que ainda não tem previsão de resolução.

Shirley também disse que já havia feito outras reclamações para a mesma empresa, principalmente em relação a velocidade dos veículos. O ônibus chegou em Belo Horizonte às 17h33.

O que diz a Buser?

"A Buser lamenta os transtornos ocorridos durante a viagem com o ônibus da empresa Expresso Adamantina, viação que vende as passagens pela nossa plataforma. Os viajantes do ônibus estão recebendo todo o apoio necessário da empresa parceira, que vai cuidar dos ressarcimentos e tratativas nos próximos dias, sob orientação da Buser.

O cuidado com nossos clientes é uma prioridade indiscutível. Por isso estamos tomando as providências, no sentido de cobrar agilidade e monitorar o atendimento aos passageiros da viagem que compararam passagem pela Buser. Vamos exigir uma investigação mais profunda em relação às causas das falhas mecânicas, tomando as ações para que esse tipo de evento não aconteça novamente".

O que diz a Expresso Adamantina?

"A Expresso Adamantina lamenta os transtornos com os passageiros da viagem de São Paulo para Belo Horizonte, iniciada na noite de terça-feira, 22 de agosto.

A empresa esclarece que o atraso inicial se deu por questões no desembarque anterior e que as falhas durante a viagem são procedentes, mesmo o ônibus tendo sido revisado antes do trajeto, como fazemos com toda a nossa frota.

Levamos muito a sério a segurança dos passageiros, por isso fomos cuidadosos em acionar os responsáveis mecânicos em todas as ocorrências e pedir apoio à nossa rede, para que todos os viajantes seguissem com segurança ao destino. O ônibus usado no trajeto em questão vai passar por um novo processo de revisão ainda mais intenso e com isso será afastado.

Durante as ocorrências, a Buser, plataforma responsável pela revenda das passagens nos apoiou, dando todo o suporte junto aos passageiros. Agora, estamos em contato com todos os viajantes para dar a devida tratativa, fazendo os ressarcimentos necessários".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!