Denarc

Vídeo: caixa com lança-perfume explode em delegacia e fere cinco policiais em BH

Acidente aconteceu no momento em que drogas apreendidas pela instituição policial eram transportadas; não há detalhes sobre a gravidade dos ferimentos

Por José Vítor Camilo, Raíssa Oliveira e Raquel Penaforte
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 | 12:02
 
 
 
normal

Cinco policiais civis ficaram feridos, na manhã desta quarta-feira (28 de fevereiro), depois de uma explosão registrada no interior do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (DENARC), no bairro São Cristóvão, na região Noroeste de Belo Horizonte. Uma caixa contendo frascos da droga lança-perfume teria sido a origem da explosão.

O TEMPO está no local do acidente, onde a informação é de que 80 policiais estavam na unidade no momento da explosão. Os estilhaços foram lançados a mais de 10 metros de distância, causando cortes nos cinco agentes. Eles foram levados ao Hospital Odilon Behrens, que fica ao lado da delegacia.

A explosão ocorreu no momento em que cerca de 5 toneladas da droga lança-perfume eram transportadas para um caminhão. Os ilícitos seriam levados para a cidade de Ouro Branco, na região Central de Minas, onde seriam incinerados.

Vídeos obtidos pela reportagem mostram dezenas de policiais deixando o local da explosão, cobrindo os narizes com as camisas, para evitar serem intoxicados pela droga, após dezenas de vidros se espatifarem no chão.

Assista:

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil no Estado de Minas Gerais (Sindipol), Wemerson Oliveira, a explosão aconteceu no momento em que policiais transportavam algunas drogas apreendidas pela instituição policial em suas operações.

"Veja só a dificuldade que os nossos policiais correm para fazer o serviço da Polícia Civil no Estado. Esse material não era nem para estar aqui (na delegacia), era para estar apreendido na perícia", indagou.

O que diz a Polícia Civil 

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que todos os materiais apreendidos em operações policiais, incluindo drogas, são acondicionados conforme previsto em resolução própria. "Os materiais são resguardados em locais seguros, sob proteção policial, para a destinação final e destruição", afirmou em trecho de nota.

"Informamos ainda que, nesta quarta-feira (28/2), durante o carregamento de caminhão com drogas a serem incineradas pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico, uma caixa contendo frascos de lança perfume explodiu.  A ação da PCMG visava cumprir determinações judiciais e foi acompanhada por representante do Ministério Público, sendo um procedimento realizado regularmente pela Instituição. A PCMG aguarda a finalização dos laudos que apontarão a causa e as circunstâncias do ocorrido", ponderou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!