QUE SUSTO!

Vídeo: mãe pede socorro, e militares salvam bebê engasgado na Grande BH

Policiais realizaram a manobra de Heimlich para que o neném conseguisse respirar

Por Isabela Abalen
Publicado em 13 de abril de 2024 | 21:40
 
 
 
normal

Um bebê de um mês teve a vida salva dentro de um batalhão da Polícia Militar de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (13 de abril). O desespero da mãe ao ver que a criança havia engasgado a fez pedir socorro aos militares que, ali mesmo, na entrada do prédio, realizaram a manobra de Heimlich. O salvamento foi gravado por uma câmera de segurança do local, assista abaixo. 

No vídeo, o que um dos militares realiza é a manobra de Heimlich: virar o bebê de bruços, colocando-o apoiado no antebraço do adulto, com a cabeça levemente para baixo, e realizar até cinco “tapas” firmes entre os ombros. Quando a criança começa a tossir ou chorar, é sinal de que houve a desobstrução. Essa é uma das técnicas mais conhecidas e eficazes de salvamento. 

Depois que o bebê voltou a respirar e não estava mais em perigo, uma viatura levou a mãe e o filho até um hospital. “A intervenção rápida e eficaz demonstrou o comprometimento da Polícia Militar em servir e proteger a comunidade”, afirmou a 3ª Região de PMMG, por meio de nota. 

“Este episódio reafirma a postura altiva e vigilante da corporação, sempre pronta para agir em situações de emergência e garantir a segurança e a integridade dos cidadãos de Minas Gerais”, continuou. 

Salvando a vida de bebês

Atentar à forma de organização do prato da criança, ao jeito de fatiar algumas frutas e legumes, é superimportante e pode salvar vidas. Também observe a idade da criança e não ofereça alimentos que não sejam compatíveis com a faixa etária, como:

  • Balas;
  • Pirulitos;
  • Pipocas;
  • Salsichas.

Outra medida fundamental é observar o ambiente doméstico/escolar, a exemplo de brinquedos com peças pequenas pelo chão da casa, como o látex de um balão murcho ou mesmo a presença de botões, moedas, adornos infantis etc. Na hora das refeições, adultos ou crianças devem permanecer sentados e desenvolver o hábito de mastigar devagar. (com Redação EdiCase)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!