No bairro Nazaré

Vídeo: motociclistas fazem manobras perigosas e tiram sossego de moradores em BH

Grupo tem usado a avenida principal de bairro da região Nordeste da capital como pista de grau, empinando as motos e tirando o sossego de quem vive na região


Publicado em 24 de dezembro de 2023 | 11:36
 
 
 
normal

Os moradores do bairro Nazaré, na região Nordeste de Belo Horizonte, estão revoltados com motociclistas que fazem manobras perigosas e muito barulho durante a madrugada. Nos últimos dias, um grupo tem usado a avenida principal do bairro como pista de "grau", empinando as motos e tirando o sossego de quem vive na região. O Código de Trânsito Brasileiro diz que a prática é considerada uma infração gravíssima, podendo levar a sanções penais severas.

Na madrugada deste domingo (24 de novembro), véspera de Natal, a situação não foi diferente. Após às 00h, momento em que a base móvel da Polícia Militar (PM) deixa o local, foi dado o "start" na pista do "grau". Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver vários motociclistas realizando manobras perigosas na avenida Marco Aurélio. Nas imagens é possível ver um deles andando em cima da moto, enquanto automóveis também passam pela rua. 

O registro desta madrugada tem se repetido nos últimos dias. Na última sexta-feira (22 de dezembro), os moradores foram acordados por volta das 5h com um grupo realizando as manobras. Um morador, que não será identificado, conta que estava indo para o trabalho, quando flagrou dois motociclistas fazendo as manobras na avenida. "Uma das motos estava sem placa. Vários moradores já estavam indo para o ponto de ônibus e eles passando do lado fazendo manobras perigosas, colocando em risco a vida das pessoas", reclama. 

Além do risco, o barulho também tem tirado o sono de moradores. Nas redes sociais, são dezenas de relatos de pessoas incomodadas com o barulho. Uma internauta se revolta com o desrespeito e afirma que o som das motos tem pertubado, inclusive, crianças e idosos. Ela conta ainda que a situação é recorrente. "Que dia uma coisa dessas é normal, gente? As pessoas não tem noção, estou sem dormir para tampar o ouvido do meu filho. É o ano inteiro isso, no Natal e no Ano Novo piora", lamenta. 

Outra pessoa questiona a falta de ação da Polícia Militar (PM) para inibir a ação dos motociclistas. Ele ressalta ainda que a situação de desrespeito ocorre no período do Natal, época marcada por união e solidariedade. “Como próximo dessa noite foi decadente e triste. Ninguém dormiu, várias motos com esse barulho insuportável e sabe o que deixa a gente mais indignado? É não aparecer ninguém para fazer nada. Ninguém é proibido de se divertir não, mas o respeito dentro de uma comunidade vem primeiro”, desabafa. 

A reportagem questionou a Polícia Militar sobre o caso e aguarda retorno. A matéria será atualizada tão logo o posicionamento seja enviado. 

Punição

A lei de trânsito brasileira prevê que participar de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, e que gere situação de risco à incolumidade pública ou privada é considerada infração de trânsito de natureza gravíssima.

O condutor flagrado realizando as manobras pode ser penalizado com multa, com fator multiplicador de dez vezes, suspensão do direito de dirigir, além de constituir crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Caso da conduta resulte lesão corporal ou morte de terceiros, as penas podem ir de 3 a 6 anos - casos de lesão corporal - e de 5 a 10 anos de reclusão, em caso de morte.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!