EM BH

Vídeo: ônibus é incendiado na Pampulha, e criminosos deixam bilhete

Crime ocorreu nas proximidades do ponto final do coletivo da linha 5033, no bairro Santa Terezinha

Por Alice Brito e Vitor Fórneas
Publicado em 30 de abril de 2024 | 18:25
 
 
 
normal

Criminosos atearam fogo em um ônibus da linha 5033 (Santa Terezinha/Praça da Liberdade). O crime ocorreu, nesta quarta-feira (30), nas proximidades do ponto final do coletivo no bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Uma carta foi deixada pedindo "dignidade" para as visitas aos detentos de um presídio localizado em Ribeirão das Neves, na região metropolitana.

O motorista informou que já se preparava para finalizar o turno de serviço quando foi abordado. "Ele estava estacionando o ônibus quando um indivíduo encapuzado entrou com armas em mãos e mandou ele descer juntamente com a passageira", informou a tenente Gisele Alves. 

Na sequência, conforme relatado pelo motorista, outros dois suspeitos apareceram e espalharam combustível pelo veículo. "Depois disso colocaram fogo e fugiram. O motorista não viu como o trio fugiu. Somente nos disse de um veículo que passou na rua, mas não sabemos se tem relação com os suspeitos".

O capitão Ribeiro Gomes destacou que ação dos criminosos foi "muito rápida". "Estamos, agora, em busca dos envolvidos. Vamos contar com câmeras de vigilância e do Olho Vivo".

Carta

Uma carta plastificada foi deixada na garagem da empresa do coletivo. No escrito, a mensagem foi direcionada para um dos diretores do presídio. 

"Viemos em forma de todo os irmãos detentos e familiares dizer que estamos sofrendo opressão e agressões dentro da unidade prisional PPP. Queremos só a dignidade de cumprir [a pena] de boa. Se não parar esses atos covardes, isso vai ser só o começo. Esse recado fica para o diretor: queremos a normalidade e a dignidade das nossas visitas ao normal. Se não parar essa covardia irá começar a morrer pessoas na porta da cadeia", diz o escrito.

Susto

Os moradores do bairro foram surpreendidos pela fumaça preta que tomou conta do céu. Muitos filmaram o veículo sendo incendiado. Entretanto, ninguém viu os criminosos.

Sem luz

O incêndio afetou parte da fiação elétrica do bairro Santa Terezinha. A rua Monsenhor Nogueira Duarte está sem energia e parcialmente interditada devido um fio partido.

Bombeiros

Os bombeiros estiveram no local, controlaram o fogo e interditaram a via onde estava o fio partido. “Gastamos cerca de 4 mil litros de água”, destacou o porta-voz dos bombeiros, tenente Magalhães.

Posicionamento 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) foi procurado pela reportagem. O retorno é aguardado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!