POÇOS DE CALDAS

Vídeo: PM solta gás de pimenta em confusão com foliões em Poços de Caldas

Imagens mostram foliões correndo e foliã sendo detida

Por Milena Geovana
Publicado em 12 de fevereiro de 2024 | 12:42
 
 
 
normal

Vídeo: PM solta gás de pimenta em confusão com foliões em Poços de Caldas
Imagens mostram foliões correndo e foliã sendo detida 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a ação da Polícia Militar em confusão que aconteceu na Praça Dom Pedro II, em Poços de Caldas, sudoeste de Minas Gerais. O tumulto aconteceu na madrugada de sábado, (11 de fevereiro) para domingo. Policia Militar alegou que foi necessário o uso diferenciado da força para conter e dispersar os autores de uma briga generalizada. Segundo nota da corporação, durante a confusão, os PMs usaram técnicas de contenção como gás de pimenta, agentes químicos de efeito moral, lacrimogêneas, granadas luz e som, e disparos de espingarda cal. 12, com munição de elastômero.

No vídeo, é possível escutar som de disparos enquanto foliões correm e gravam a ação policial. Em determinado momento, as imagens mostram uma mulher sendo detida, que cai ao chão e, posteriormente, é arrastada pelos braços, enquanto foliões revoltados gritam com os PMs alertando sobre a ação.

 Assista ao vídeo 

O que diz a polícia Militar?

Segundo nota oficial da Polícia Militar, a confusão iniciou com o desligamento de som de veículos que estavam no local. Para conter a briga, foi solicitado o reforço policial que verbalizam aos autores da confusão que dispersassem, mas os envolvidos começaram a proferir xingamentos e arremessar copos e garrafas de vidro contra os PMs e outros populares. Para garantir o bem-estar dos militares e demais pessoas no local, foi necessário o uso de espargidor de pimenta, além de técnicas como agentes químicos de efeito moral, lacrimogêneas, granadas luz e som, e disparos de espingarda cal. 12, com munição de elastômero

Ao todo, cinco pessoas foram presas e dois militares ficaram feridos. Veja a nota completa:

“Em 11 de fevereiro de 2024, às 01h32min, na cidade de Poços de Caldas-MG, a Polícia Militar realizava policiamento de carnaval na Praça Dom Pedro, Bairro Centro, momento em que se iniciou uma briga generalizada, devido ao desligamento do som de veículos que estavam no local. Foi solicitado apoio policial e com a chegada de mais policiais militares, estes iniciaram verbalização para que os autores dispersassem, contudo, as ordens não foram acatadas e os autores passaram a proferir xingamentos contra os militares. Não satisfeitos, alguns desses autores arremessaram garrafas de vidro e copos de bebidas contra os militares e populares, sendo necessário o uso de espargidor de pimenta para dispersão dos contendores, a fim de garantir a defesa e integridade física dos militares e terceiros. Posteriormente o autor, sexo masculino, 36 anos, identificado como um daqueles que atiraram garrafas contra os militares foi preso. Próximo ao bar, localizado na esquina da Praça, ocorreu nova briga generalizada, mais uma vez com a utilização de espargidores de pimenta por parte dos militares para dissipar a contenda. Os policiais militares foram desacatados pelo autor, sexo masculino, 23 anos, o qual foi preso por arremessar contra a equipe uma garrafa de vidro, que atingiu a porta traseira, lado direito da viatura policial Renault/Duster Zen 16, cor branca, emplacamento de Belo Horizonte-MG, causando danos na pintura e amassamento da lataria. Com a saída da viatura policial do local de evento, o autor, sexo masculino, 21 anos, tentou impedir a saída, ficando na frente da viatura. Foi dada ordem para que o autor se afastasse e ele desferiu um soco no vidro traseiro lado esquerdo da viatura, sendo preso. No interior da Praça Dom Pedro II, contendores novamente arremessaram garrafas, latas e copos contra as equipes policiais e populares, atingindo dois policiais militares, de 37 e 31 anos, que ficaram feridos. Foi necessário uso diferenciado da força para conter e dispersar os autores, sendo utilizado instrumentos de menor potencial ofensivo como agentes químicos de efeito moral, lacrimogêneas, granadas luz e som e disparos de espingarda cal. 12, com munição de elastômero. Um autor, sexo masculino, 32 anos, identificado com contendor e uma autora, sexo feminino, 48 anos, que tentou agrediu um policial, foram contidos e presos. Os autores foram conduzidos à UPA, posteriormente para o ponto de registro de REDS, onde permaneceram o tempo estritamente necessário para o registro e após, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.”

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!