Após 50 dias fechado, o zoológico de Belo Horizonte reabriu ao público neste sábado (24). Por causa da pandemia, a visita ao espaço precisa ser agendada pelo site da prefeitura e de acordo com a Fundação Zoobotânica, todos os ingressos disponibilizados foram retirados.
“Ao todo, 920 ingressos por dia estão sendo disponibilizados. Fizemos esse cálculo considerando o número médio de visitantes do fim de semana e de uma maneira bem consciente, estipulamos 50% dos ingressos para essa reabertura”, explica Humberto Mello, gerente do Jardim Zoológico.
Logo na entrada, a temperatura dos visitantes é aferida e o nome conferido na portaria. O uso de máscara é obrigatório e há pontos de álcool em gel em recintos onde há a possibilidade de aglomeração, como o túnel dos gorilas e a casa de répteis.
No primeiro dia de reabertura, muitas famílias resolveram sair de casa para aproveitar o dia de sol com as crianças ao ar livre. Foi o caso da contabilista Marcília Honorato, de 36 anos, e do esposo, o motorista Alexandre Chaves, de 40 anos. Moradores do bairro Renascença, na região Nordeste da capital, o casal levou os filhos Beatriz, de 4 anos, e Guilherme, de 13, para visitarem os animais do zoológico, além de fazerem um piquenique no gramado.
“É a primeira vez que voltamos ao zoológico depois da pandemia. Trouxemos álcool 70% em spray para higienizar as mãos e estamos sempre de máscara. Por estarmos ao ar livre e aqui ser uma área muito grande, nos sentimos em um ambiente seguro. Não está cheio e dá para manter um bom distanciamento social das outras pessoas”, diz Marcília.
A auxiliar fiscal, Rosária Mendes Carvalho de Oliveira, de 33 anos, fez o agendamento e junto com o marido levou as filhas gêmeas, Lívia e Alice, de 5 anos, para passear. O casal estava junto com outras seis pessoas da família.
“Depois que tive minhas filhas, é a primeira vez que venho com elas ao zoológico. O ambiente está seguro e como o espaço é grande não gera aglomeração. Trouxemos lanche e álcool na bolsa. Já vimos o leão e agora elas querem ver a girafa e o elefante”, diz.
Agendamento
Neste domingo (25), o zoológico não abre. Mas, no próximo fim de semana ele estará funcionando no sábado e domingo, de 8h às 17h. O agendamento para visitar o espaço e outros oito parques que também estão abertos na capital, pode ser feito pela internet a partir da próxima quinta-feira, dia 29.
Confira os parques que já foram reabertos e podem ser visitados em BH:
-Parque Ecológico da Pampulha;
-Parque Serra do Curral;
-Parque das Mangabeiras;
-Parque Lagoa do Nado;
-Parque Aggeo Pio Sobrinho;
-Parque Nossa Senhora da Piedade;
-Parque Renato Azeredo; e
-Parque Jacques Cousteau.