Um grupo de cientistas encontrou um efeito inesperado de cafeína no corpo humano, mas não é nada relacionado à saúde. Segundo um estudo publicado na revista Journal of Marketing, da American Marketing Association (Associação Americana de Marketing, em inglês), nos Estados Unidos, tomar um café antes de ir às compras pode aumentar gastos e aquisições por impulso. 

Recentemente, a Sociedade Britânica de Psicologia (BSP) trouxe a pesquisa à tona, publicando um alerta em suas redes sociais. “Pessoas que tomaram apenas um café expresso antes de entrar em uma loja gastaram, surpreendentemente, 50% mais dinheiro do que aquelas que tomaram um descafeinado. Quem consumiu cafeína relatou se sentir mais entusiasmado e, quando estamos animados, tendemos a ser mais impulsivos”, comentou a BSP em um vídeo compartilhado no TikTok, citando o estudo publicado em 2022.

Outro aspecto interessante do achado dos cientistas é que o efeito da cafeína é maior sobre a compra de itens considerados hedonistas, ou seja, ligados a prazeres superficiais, como chocolates, sorvetes e outros itens semelhantes. Em relação a produtos menos hedonistas (por exemplo, produtos de limpeza), o efeito foi menor. A observação garantiu que as pessoas que consumiram café compraram uma quantidade maior de produtos e também tiveram um aumento significativo no valor gasto.

Como a cafeína afeta as compras

Segundo o estudo "Efeitos da cafeína em gastos de consumidores", essa ação é relacionada ao aumento da energia após o consumo de produtos com cafeína e a liberação de dopamina no cérebro. As situações aumentam a impulsividade das pessoas. Não por acaso, é comum encontrar, em lojas e outros locais de compra, a bebida oferecida aos clientes gratuitamente.

Os efeitos da cafeína na impulsividade em relação às compras podem começar a ser observados a partir de 25 mg da substância, sendo que um café expresso tradicional tem, em média, 60 mg. Outras bebidas, como energéticos, também possuem mais do que essa quantia. Uma lata de energético comum, de 473ml, tem 151 mg de cafeína, cinco vezes o valor observado para influência nos gastos.

Pensando em como isso pode variar de pessoa para pessoa, os pesquisadores também consideraram o quanto cada indivíduo consome, costumeiramente, em café. Para pessoas que já tomam muito da bebida cafeinada diariamente, a ação pode ser menor em relação àquelas que tomam entre 1 e 2 copos por dia.