Impactar a vida de cinco milhões de pessoas até 2032. Essa é a ambição da Ambev, que tem se destacado no cenário nacional liderando uma série de iniciativas voltadas para a inclusão social e o desenvolvimento econômico do país por meio de projetos que geram oportunidades de emprego e formação profissional.
Desde o lançamento do BORA, plataforma de inclusão produtiva da Ambev, em 2022, mais de meio milhão de pessoas foram impactadas; e a companhia segue investindo em diversas frentes para promover um ecossistema que possibilite organizações sociais e entes governamentais trabalhem juntos para incluir produtivamente cada vez mais pessoas.
Para se ter ideia, dois anos desde o lançamento da plataforma, a geração de renda indireta somou de mais de R$ 620 milhões. Com mais de 40 iniciativas espalhadas pelo território nacional, a Ambev transformou o Bora no maior hub de inclusão produtiva do Brasil.
Entre os projetos de destaque que visam proporcionar independência financeira e dignidade, o Bora Zé, iniciado em 2023, tem proporcionado formação e oportunidades para entregadores da plataforma Zé Delivery e suas famílias.
Com cursos de curta duração e bolsas de estudo em mais de 714 cidades, o programa já impactou mais de 2.400 pessoas, com 80% dos participantes conseguindo empregos formais.
O Bora Catadores, por sua vez, tem ampliado sua atuação na coleta de resíduos e formação profissional de catadores, gerando cerca de R$ 100 mil em renda durante as festas juninas de 2024.
No último Carnaval, por exemplo, a Ambev esteve presente na festa de milhões de brasileiros, mas, para além da folia, promovendo inclusão produtiva aos ambulantes, a empresa impulsionou mais de 45 mil profissionais. Ao lado de parceiros, a companhia retirou das ruas mais de 175 toneladas de materiais recicláveis durante os dias de festejos em 2023 - o valor equivale ao peso de quase sete aviões.
Entre os beneficiados pelos programas da Ambev está o representante de negócios da Ambev, Jaime Moreira Costa. Aos 60 anos, ele entrou na empresa por meio do programa Bora Zé, depois de se destacar como motoboy no programa.
A trajetória de Jaime reflete a de muitos brasileiros: nasceu em uma família humilde, aos 9 anos já trabalhava na feira e, aos 14, foi atuar na maior empresa de aviação nacional da época. Por lá ficou 18 anos e, então, começou a atuação como motoboy, fazendo entregas por conta própria, e chegou a ser mototaxista.
Em 2023, um colega apresentou o Bora Zé. Ele se destacou entre os primeiros participantes da primeira etapa do programa e, no fim de 2023, ele foi convidado para um treinamento para trabalhar na Ambev. Jaime superou as expectativas e iniciou na empresa em janeiro deste ano.
Ele ressalta que o caminho foi árduo, mas se emociona ao recordar do passado não tão distante. "Para mim é um presente estar onde estou hoje. Antes do Bora Zé e da Ambev, eu tinha uma vida complicada. Tenho três cachorras e, há um ano, eu comprava quatro salsichas: três para elas e uma para mim. Hoje, depois do Bora Zé, as coisas estão melhores, minhas cachorras estão saudáveis e bonitas, e eu tomo café da manhã, almoço e janto todos os dias", revela.
Além da transformação da realidade da própria vida, Jaime destaca como principal diferencial da Ambev, a amplitude de possibilidades. "Quanto mais tempo de vida parece que você vale menos. Hoje, dentro da empresa estou mostrando que quem tem mais tempo de vida, também tem valor. Venho de uma geração que tinha que renunciar a muitas coisas e sempre tive que lutar muito para me destacar em algo. Estar na Ambev valida minha vida e quero aproveitar o tempo que ainda tenho, fazendo o meu melhor e estando sempre entre os melhores da minha equipe', finaliza. Com o apoio da Ambev, Jaime e milhares de outras pessoas conseguiram expandir seus horizontes e melhorar a qualidade de vida.
Crescimento econômico sustentável
Em meio a um cenário econômico onde a pobreza e a desigualdade seguem como desafios históricos enfrentados pelos brasileiros, o empenho de empresas privadas surge como alternativa para fomentar o crescimento econômico sustentável.
Através do BORAhub e de seus projetos associados, a Ambev reforça seu compromisso de crescer junto com a comunidade, garantindo que mais brasileiros tenham a chance de melhorar suas condições de vida e contribuir para um futuro mais inclusivo e próspero.
"Na Ambev acreditamos muito em compartilhar nosso conhecimento e nosso crescimento. A gente sabe que o ecossistema só cresce se o Brasil também crescer. Para isso, seguimos três eixos: o de conhecimento, o de empoderamento financeiro e o de conexão”, explica o diretor de impacto positivo, Carlos Pignatari.
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.