Música e sustentabilidade estão juntas no Rock in Rio Brasil, maior festival de música e entretenimento do mundo, que começou na última sexta-feira (13). Pelo segundo ano consecutivo, a Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, é a responsável pelo fornecimento de aço para a cenografia do Palco Mundo do festival, que acontece até o próximo domingo (22), com grandes nomes da música brasileira e ícones internacionais como Travis Scott, Katy Perry, Imagine Dragons, Mariah Carey e Ed Sheeran.

Neste ano, a empresa entregou novidades na cenografia com o mesmo aço reutilizado da última edição, em uma nova estrutura. Com mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável na cenografia, o palco está ainda maior, mais imponente e com uma estrutura que está elevando a experiência do festival a outro nível - com seis telões de LED e um design pensado para todos.

“Ficamos muito orgulhosos de estarmos mais uma vez ao lado do Rock in Rio, dando visibilidade ao trabalho de mais de um milhão de pessoas que atuam nessa cadeia no País e que ajudarão a dar vida ao palco do festival. Assim, esperamos contribuir para a construção de memórias inesquecíveis para os fãs do evento e reforçar a importância do aço para o futuro do planeta”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Ao todo, são 860 metros quadrados, 104m de largura e 30m de altura - o equivalente a um prédio de dez andares, marcando um novo recorde histórico do festival, que celebra sua 40ª edição.

Além de ser um material 100% reciclável, o aço usado no Palco Mundo pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades, o que gera efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas, uma vez que poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa.

A Gerdau, inclusive, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel).

Valorização da cadeia produtiva

Para além do entretenimento, mais uma vez, a parceria entre a maior recicladora de sucata metálica da América Latina e o maior festival de música e entretenimento do mundo valoriza e dá visibilidade às pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no Brasil.

Considerando os aspectos de sustentabilidade e inovação, o processo de reciclagem também inclui milhares de cooperativas, e cerca de um milhão de catadores e sucateiros, que têm as suas rendas provenientes da reciclagem da sucata, garantindo que toneladas de resíduos deixem de ir a aterros e tenham a oportunidade de serem transformados em itens novos.

Entre os sucateiros que contribuíram para a construção do Palco Mundo e que, por meio do trabalho, impactam positivamente o meio ambiente todos os dias, está Elísio de Fátima Delgado. Natural de Bom Despacho, no centro-oeste mineiro, ele tem 71 anos, e há quatro décadas vende sucata para a Gerdau, coincidentemente, ano da primeira edição do Rock in Rio. Mas já na infância, por incentivo do avô, Elísio juntava sucata para comprar pirulito.



Com a profissionalização, ele enviou sucatas para o Maranhão, Pará e Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e para diversas operações da Gerdau no Brasil. Em 1998, começou a parceria com a Usina da empresa em Divinópolis, que se mantém está até os dias atuais. O negócio expandiu e passou a envolver toda a família. Hoje, ele e os seis irmãos são sucateiros - cada um tem seu depósito - e as empresas envolvem também os filhos e sobrinhos, que fazem parte dessa cadeia produtiva.

Embora tenha orgulho da profissão e consciência da importância do trabalho que executa, Elísio lembra que nem sempre foi assim. “Antigamente, as pessoas tinham vergonha de vender sucata. Mas essa mentalidade está mudando e os catadores já chegam aqui com entusiasmo porque além do dinheiro, sabem que, com a reciclagem, também estamos ajudando o meio ambiente”, revela.

Atualmente, o sucateiro, que criou os filhos e ajudou a família a se estabelecer, vende os materiais recicláveis para a Gerdau, que faz a destinação para a usina de Divinópolis. “É um ofício que passou de geração em geração em nossa família, e tive a oportunidade de acompanhar também o desenvolvimento da Gerdau. Então, me sinto muito feliz em saber que meu trabalho e da minha família contribui também para eventos como o Rock in Rio”, finaliza.

Gerdau e Chilli Beans em prol do desenvolvimento social

Além de contribuir com a realização de um espetáculo inesquecível, a Gerdau também firmou uma parceria com a Chilli Beans, maior marca brasileira de venda de óculos na América Latina, para a criação de uma coleção inédita com óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024.

Os óculos podem ser comprados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock, durante o festival, ou pela internet, no site da empresa. O design feito de aço homenageia a cenografia do Palco Mundo da edição comemorativa de 40 anos do maior festival de arte, cultura e entretenimento do mundo. Os traços e o design do palco poderão ser encontrados nos dois modelos de óculos disponíveis para compra pelo público.

Para cada óculos da coleção exclusiva com a Chilli Beans que for vendido, a Gerdau irá doar 20% do valor para o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

A iniciativa segue com a atuação da Gerdau, em parceria com o Rock in Rio, a Fundação Volkswagen e a ONG Gerando Falcões, e tem como objetivo impactar a vida das famílias que moram nas áreas do Buraco e Sessenta, além de levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil.

Cerca de 250 famílias - aproximadamente 1.800 pessoas, que vivem na região, serão beneficiadas nesta segunda edição por meio das iniciativas que fortalecerão o desenvolvimento social e a geração de renda com uma abordagem sustentável.

 

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