Mais do que um encontro de lideranças, o Conexão Empresarial Anual 2025 reafirmou, no último fim de semana, sua vocação de espaço plural para troca de ideias, experiências e construção de caminhos para o desenvolvimento econômico e social do país.
Em sua 14ª edição, o evento promovido pela VB Comunicação, revista Viver Brasil, Blog do PCO e jornal O TEMPO, foi realizado na semana passada, entre os dias 10 e 13, no resort Vila Galé Collection, em Ouro Preto, reunindo empresários, políticos, profissionais de diversas áreas e representantes da sociedade civil.
Durante quatro dias, o Conexão Empresarial consolidou-se como referência nacional no calendário de eventos corporativos ao promover conversas francas entre nomes de peso do cenário político e econômico brasileiro.
Participaram do encontro personalidades como o ministro Alexandre Padilha (Saúde), a ministra do TSE, Edilene Lobo, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, além de empresários de destaque em setores como siderurgia, mineração, energia e serviços.
Com uma programação que equilibrou conteúdo técnico, relacionamento e lazer, os painéis e debates do Conexão abordaram temas estratégicos para o setor produtivo e a sociedade, como os desafios da reforma tributária, a competitividade da indústria nacional, o futuro do mercado de energia e a importância da preservação da saúde como pilar para a longevidade da população economicamente ativa.
Para o diretor da VB Comunicação, Paulo César Oliveira, o Conexão Empresarial cumpre, há mais de uma década, o papel de criar pontes entre diferentes setores da sociedade. “A proposta sempre foi promover o diálogo com profundidade, mas sem perder o olhar humano e próximo. O evento é uma oportunidade rara de reunir, em um mesmo espaço, lideranças com visões distintas, mas abertas à construção coletiva de soluções”, destacou.
As plenárias do evento começaram oficialmente na quinta-feira (10). Entre os diversos temas debatidos ao longo dos quatro dias, questões pontuais foram citadas em painéis, mas sempre dentro de uma perspectiva mais ampla de cenário econômico global.
Foram debates intensos, envolvendo a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% todos os produtos brasileiros, o funcionamento das instituições e os caminhos que o país vai tomar daqui para frente. A reforma tributária, que começa a ser implantada no próximo ano, também foi tema dos debates e das reflexões no evento.
Diálogo franco
Sem direcionar o foco exclusivamente para pautas políticas, o Conexão Empresarial reafirmou sua essência: um ambiente onde o diálogo franco é a ferramenta principal para fortalecer o setor produtivo e apontar caminhos para o Brasil.
Além das discussões técnicas, os participantes puderam usufruir de momentos de integração social e cultural, com experiências de gastronomia, música e bem-estar em meio ao cenário histórico de Ouro Preto. O Espaço Saúde & Bem-Estar, oferecido pelo Hospital Felício Rocho, esteve entre as atrações, ampliando o conceito de cuidado integral que permeou a programação.
Vivência cultural em uma nova casa
A 14ª edição do Conexão Empresarial reafirmou a relevância histórica, do evento que, pela primeira vez, foi realizado no resort Vila Galé Collection, em Ouro Preto. O novo endereço trouxe um toque especial à programação, unindo o ambiente de negócios a uma atmosfera cultural, característica da cidade, que é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco.
O primeiro hotel do Vila Gale em Minas foi restaurado para proporcionar ao hóspede uma experiência exclusiva. Os quartos são temáticos e pelo local é possível desfrutar da riqueza histórica de Minas.
Desde sua primeira edição, o Conexão Empresarial tem se destacado como espaço onde lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil se encontram para debater temas essenciais ao desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Mas neste ano, a programação estava especial.
Além dos debates, os convidados acompanharam uma apresentação especial da Orquestra Jovem de Ouro Preto, show do cantor Sidney Magal, e puderam vivenciar ações de bem-estar, gastronomia e momentos de lazer.