Para além de números e metas, o Embaixadores do Bem, programa de voluntariado da Anglo American, é feito de histórias de vida transformadas para melhor. Desde 2019, a iniciativa já realizou 177 projetos, beneficiou 14 mil pessoas em ações sociais nos municípios anfitriões do sistema Minas-Rio.
E, entre os mais de 600 empregados que já se mobilizaram, duas trajetórias mostram como esse movimento transforma comunidades inteiras e, ao mesmo tempo, a vida de quem escolhe participar.
Desde o início do programa no Brasil, a gerente de excelência em Suprimentos, Nathalia Silveira, encontrou no Embaixadores do Bem um espaço para alinhar paixão e propósito.
Ao longo de cinco anos, esteve à frente de dez projetos que ajudaram a ampliar oportunidades, fortalecer vínculos e atender demandas reais. “Foi a melhor forma que encontrei de equilibrar meu desejo de fazer algo que amo com a vontade de gerar impacto positivo, real e imediato na sociedade”, conta.
Ela chegou a considerar uma mudança definitiva para o terceiro setor, mas o voluntariado empresarial mostrou-se um caminho ainda mais potente, permitindo que colocasse em prática suas habilidades dentro de uma rede sólida.
Nathalia leva consigo o aprendizado de cada ação que participou. “Nosso trabalho coletivo importa, e cada passo reforça o quanto ainda podemos transformar. Sou extremamente grata à Anglo American pela oportunidade, pelo espaço e por ter valores tão fortes e sólidos. Estou muito feliz em ver tudo o que construímos até aqui”, afirma.
Em Santo Antônio do Grama, o engenheiro Tobias Campos viu o ponto de partida para seu projeto em casa, nascido de um gesto simples do filho de apenas três anos. O cuidado da criança com a própria bolsinha de lápis inspirou a ideia de reaproveitar uniformes usados para criar estojos e bolsas escolares, que acabaram chegando a dezenas de estudantes.
O ato carinhoso ganhou força com o apoio do Embaixadores do Bem. Nos últimos quatro anos, Tobias esteve envolvido em oficinas de robótica, atividades com a APAE e novas edições do projeto das bolsinhas, sempre com a colaboração de equipes criativas e engajadas.
A experiência foi tão marcante que ele decidiu registrar parte dessa inspiração em um livro, narrando a história de uma turma de amigos que cultivam valores, cuidam uns dos outros e do mundo ao redor. “Hoje, tenho a certeza de que ser voluntário transforma vidas, inclusive a minha”, afirma.
Além dos resultados alcançados, as histórias de Nathalia e Tobias mostram como cada empregado tem a oportunidade de beneficiar realidades e despertar mudanças no seu círculo familiar, entre amigos, na comunidade ou no trabalho. Assim como eles, centenas de profissionais da Anglo American seguem identificando causas que os mobilizam e criando projetos que unem conhecimento técnico e sensibilidade.
Sobre o Embaixadores do Bem
Desde 2019, o Embaixadores do Bem integra a estratégia global da Anglo American para fortalecer a atuação social da empresa nos territórios onde opera. No Brasil, programa soma 177 projetos concluídos, 14 mil pessoas beneficiadas e R$ 5,6 milhões investidos por meio da Fundação Anglo American.
As iniciativas abrangem áreas como saúde, meio ambiente, educação, geração de renda, cultura e bem-estar, sempre em parceria com organizações sem fins lucrativos. Cada proposta passa por avaliação criteriosa e busca gerar resultados duradouros, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para saber mais acesse: angloamerican.com.br
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.