Deseja empreender ou diversificar seus negócios? Neste final de semana, a capital mineira vai receber a segunda edição da Feira da Franquia BH, que promete movimentar o setor. O evento será realizado de 15 a 17 de agosto, de sexta a domingo, no BH Shopping e espera atrair mais de 4,5 mil visitantes em busca de oportunidades.
O objetivo da Feira é aproximar potenciais investidores e empreendedores a grandes marcas, oferecer diferentes modelos de negócios e promover networking e conhecimento. Com cerca de 50 expositores e mais 120 opções de negócios, quem visitar a Feira vai poder conversar diretamente com representantes de marcas renomadas. Entre os expositores, destacam-se alguns nomes do mercado nacional de diversos setores como Cacau Show, China In Box, Chiquinho Sorvetes, Consórcio Embracon, Trans Obra, Não mais Pelo, Azul Empréstimos e Loc Express.
Com 940 unidades ativas no país, a Chiquinho Sorvetes é uma das maiores redes de sorveterias do país. Em Minas Gerais, a rede conta com 94 unidades, sendo 17 delas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Nossa expansão está aberta em todo o estado, com grande foco na capital, onde identificamos potencial para implantação de mais 30 unidades de rua. Considerando shoppings, grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e malls, esse número pode ser ainda maior”, comenta Arnaldo Munhoz, gerente de expansão da Chiquinho Sorvetes.
Força do franchising em Minas
A edição mineira aposta na força do franchising que não para de crescer e tem no Estado um dos seus maiores destaques. O estado tem se consolidado como um dos destaques no segmento. Os números comprovam a força do setor em Minas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre deste ano, o Estado movimentou R$ 5,6 bilhões em franquias, um aumento de 7,1 % em relação ao mesmo período do ano passado. No país, o setor de franquias registrou um faturamento de R$ 65,967 bilhões no trimestre.
Arvid Auras, idealizador da Feira da Franquia, ressalta a segurança do modelo. “O potencial do franchising brasileiro é enorme e só se fortalece nos últimos anos. É um dos mais seguros para se empreender no Brasil, com um risco de quebra sete vezes menor do que um empreendimento iniciado do zero. É por isso que cada vez mais o empreendedor tem buscado a franquia”.
Oportunidades de 15,9 mil a R$ 4 milhões
A Feira oferece opções de investimento para todos os perfis e orçamentos, com valores que variam de R$ 15,9 mil a R$ 4 milhões. A Azul Empréstimo, por exemplo, considerada a 13ª maior microfranquia do país pela ABF, é uma das opções mais acessíveis. A rede, especializada em soluções de crédito, oferece um modelo home office com investimento inicial de apenas R$ 15,9 mil. Com mais de 780 unidades em todo o país, a marca não cobra royalties ou fundo de propaganda.
Com mais de 780 unidades em todo o Brasil, a Azul Empréstimo atua no formato de correspondente bancário e oferece um portfólio de mais de 30 produtos financeiros que incluem empréstimos consignados, financiamentos e seguros. Segundo a empresa, o grande diferencial da marca, além do baixo investimento, é a ausência de cobrança de royalties ou fundo de propaganda.
No outro extremo, para quem busca um investimento em maior escala, a Academia Gaviões é uma oportunidade de negócio. Reconhecida pela ABF como a melhor franquia fitness do país em 2024, a marca chega a Belo Horizonte com planos ambiciosos de expansão. O investimento para se tornar um franqueado da Gaviões varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões. A rede possui mais de 60 unidades no país em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões.
A aposta no mercado mineiro faz parte do plano de expansão da Gaviões, que busca mercados estratégicos. “Minas Gerais se destaca por sua dimensão territorial, economia diversificada e forte cultura empreendedora. Além disso, identificamos uma demanda crescente por academias acessíveis, modernas e com operação eficiente no estado”, afirma Diogo Sienna, coordenador de expansão da Academia Gaviões. E acrescenta. “Fizemos estudos de viabilidade que apontaram alta aderência ao modelo de negócio da Gaviões e um potencial relevante para novas unidades”.
Palestras
Quem visitar a Feira da Franquia, além de boas oportunidades de negócios também terá acesso a uma programação intensa de palestras com especialistas do setor.
Na sexta-feira, dia 15, a programação começa com Maurício Salkini, franqueado, franqueador e especialista em ESG, que aborda "Estratégia para zerar sua inadimplência". Em seguida, Diógenes Nunes, CEO da Exponencial Franchising, falará sobre "Treine a sua equipe de vendas e aumente o faturamento". João Alves e Vinícius Brunelli, sócios fundadores da 121 Smart Shop, abordarão da "Franquia como modelo de expansão para franchising", e, fechando o dia, Diogo Dumet, CEO da MP Dumet Consultoria irá explorar "Como transformar o seu negócio numa franquia de sucesso".
No sábado, dia 16, Maurício Salkini retorna com a palestra "ESG no Franchising". André Marques Ribeiro, especialista em franchising, falará sobre os "Conceitos chaves deste modelo de negócio", enquanto Grace Alves, psicóloga e cofundadora da Mulheres Habilitadas, abordará o impacto do "Empreendedorismo feminino na vida das mulheres". Lucenildo Lins e Eduardo Viegas, da Loc Express, gerente de expansão e diretor de franquias da Loc respectivamente, discorrerão sobre as "Tendências, oportunidades e inovação no setor de serviços e infraestrutura". O dia de palestras será finalizado com Henrique Mol, CEO do Grupo Encontre sua Franquia, que apresentará a "Franquia: o caminho mais seguro para empreender".
No domingo, dia 17, a programação inclui Gabriel Gallo, sócio-fundador da HL sobre "O papel da assessoria jurídica na melhoria do desempenho das franquias", e Marçal Paim da Rocha, CEO da Químea Soluções Ambientais, que ministra a palestra "Franquias com propósito". Em seguida, Diogo Morais, CEO da Franquiame, apresentará "6 estratégias de expansão para redes de franquias" e Gilberto Filho, marketing da Trans Obra, falará sobre "Como liderar mentes e multiplicar resultados no sistema de franquias". O evento será encerrado com Sâmara Silva, CEO do Império das Franquias, que irá palestrar sobre "Como construir seu império com o franchising".
Serviço Feira da Franquia BH
Dias: 15, 16 e 17 de agosto (sexta, sábado e domingo)
Local: Piso Ouro Preto, BH Shopping, acesso Portaria H
Horário de Funcionamento: Dias 15 e 16, das 14h às 20h; Dia 17, das 14h às 19h
Ingressos: Disponíveis no Sympla
Conteúdo de inteira responsabilidade do anunciante