Minas Gerais é feita de distâncias e de encontros. Quem vive no estado sabe o valor de se desbravar novos horizontes: seja em uma viagem marcada ou decidida de última hora, a passeio ou a trabalho. Porém, houve um tempo em que, para cruzar as montanhas vislumbrando a paisagem pela janela, não tinha muita opção - restava encarar o sistema tradicional.

Tanto no rodoviário quanto no aéreo, isso significava ter que enfrentar filas, preços altos, poucas empresas fazendo a maior parte das rotas, embarque num único lugar e horários engessados.

Com o avanço da tecnologia, esse cenário tem mudado. Os brasileiros ganharam mais liberdade de escolha para ter uma mobilidade eficiente. Com um celular em mãos e poucos toques na tela, dá para programar o próximo destino sem fila, sem estresse e com preços mais acessíveis.

O exemplo mais emblemático disso é a Buser, plataforma de tecnologia que está revolucionando o mercado de viagens de ônibus, tendo virado sinônimo de categoria. Criada em Belo Horizonte, a empresa iniciou suas operações em 2017, e vem conquistando milhões de viajantes ao se apresentar como uma opção mais prática e acessível, solucionando as dores geradas pelos antigos modelos.

Neste ano, ela volta a expandir, reforçando o posicionamento de que viajar pode ser mais fácil. Se antes a única opção no transporte era recorrer a um único local de embarque, enfrentar filas no guichê, ter que pagar (e caro) para fazer remarcação ou até se arriscar pegar carona com desconhecidos, hoje o usuário tem acesso a um serviço que é a solução para todos esses “perrengues”.

Ao resolver tudo pelo aplicativo, da reserva às dúvidas no pós-viagem, o viajante entende o valor da inovação no dia a dia dele quando viaja de Buser. “Viemos para mudar o mercado rodoviário. Temos um setor que está há anos sem inovação, com poucas empresas dominando as principais rotas e estamos aqui para fazer diferente. Temos uma grande oportunidade de mercado, porque existem pessoas que sequer viajam por causa dos perrengues de pegar avião ou ônibus, por exemplo. Queremos mostrar para as pessoas que viajar pode ser muito mais fácil”, afirma o diretor de Receita da Buser, Luiz Benício.

Além de contar com suporte humano, que funciona 24 horas por dia, é possível remarcar ou cancelar a viagem sem custo até 1h antes do embarque e direto no aplicativo — funcionalidades que ganham ainda mais valor em tempos de rotina imprevisível.

Outro diferencial do modelo está nos pontos de embarque descentralizados, que facilitam a vida de quem mora longe do centro ou quer evitar o deslocamento até a rodoviária ou aeroporto. O preço, que chega a ser até 60% mais baixo que nas rodoviárias, também pesa a favor.

E é justamente para espalhar essas facilidades todas que a Buser está com uma campanha publicitária nova na TV e nas ruas de BH. A ação, que inclui filmes, conteúdo em redes sociais, parceria com influenciadores e mídia out-of-home, aposta no humor para ironizar os “perrengues” vividos por passageiros em outros modais, como o alto custo de deslocamento até o aeroporto, a insegurança nas caronas ou as filas e bilhetes que precisam ser impressos nas rodoviárias.

Com o slogan “Não viaja. Vai de Buser”, a campanha busca mostrar que por meio da plataforma é possível viajar mais e melhor.

Mais segurança, mais confiança

O que antes despertava dúvidas, por causa da novidade, hoje, essa barreira foi quebrada, A Buser mostra que dá para ter praticidade e segurança usando a tecnologia.

Além de operar apenas com empresas de fretamento e viações autorizadas pelas agências reguladoras, usando veículos vistoriados e motoristas habilitados, a empresa investe pesado para que as viagens sejam ainda mais seguras.

Isso porque os ônibus são equipados com tecnologias como câmeras que detectam a fadiga do motorista e o sistema de telemetria, que permite acompanhar a viagem e alertar o condutor quando ele exceder a velocidade máxima permitida.

Há ainda algoritmos de inteligência artificial que ajudam a prever atrasos e melhorar a pontualidade da operação, e possibilidade de o viajante saber se o ônibus já está chegando no ponto de embarque, graças ao recurso de geolocalização presente no app.

 A plataforma já ultrapassou a marca de 13 milhões de usuários no país e movimenta, em média, 30 mil passageiros por dia em períodos de alta demanda. Ao lado de São Paulo e do Rio de Janeiro, Minas Gerais está entre os principais mercados da empresa - o que não surpreende: com longas distâncias entre cidades, forte atividade econômica em diversas regiões e vocação natural para o turismo, o estado é terreno fértil para soluções de mobilidade que fogem do convencional. 
 
Conquistando cada vez mais usuários, a plataforma provou que, além de seguro, seu modelo também é sustentável e eficiente do ponto de vista de negócio. Depois de fechar 2024 com resultados recordes de receita e lucro operacional, a plataforma chegou em 2025 acelerando sua expansão e se consolidando como uma das maiores oportunidades do setor de mobilidade no Brasil.

Agora, a Buser está com um plano robusto de crescimento, prevendo a criação de rotas novas e a entrada de mais de 100 ônibus parceiros, a maior parte deles passando ou rodando dentro de Minas.

Quer saber mais sobre a Buser? Acesse buser.com.br .

*Conteúdo produzido pelo #OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.