Nesta quinta-feira (20), a Drogaria Araujo inaugura mais uma loja, em comemoração ao seu aniversário de 119 anos. Homenageando o fundador Modesto Araujo, a unidade ficará na rua de mesmo nome, número 674, no bairro Belvedere. Com isso, a gigante do varejo farmacêutico contará com 350 unidades e está presente em 65 municípios mineiros.
A Drogaria Araujo faz parte desse seleto grupo e tamanha longevidade não é fruto do acaso. Entre os vários méritos que trouxeram a marca até o lugar de excelência, talvez o mais importante seja o compromisso com o cliente.
Clique aqui para conferir as ofertas do Aniversário da Araujo
Um valor que está na gênese dessa trajetória e até hoje norteia as decisões estratégicas do maior nome do varejo farmacêutico em Minas Gerais.
Ser uma companhia centenária e manter-se na vanguarda do seu segmento não é um feito comum. Na história da Araujo, muitos capítulos ajudam a explicar por que a empresa conseguiu expandir sua atuação de forma tão significativa e marcar presença em nada menos que 65 municípios mineiros. E o melhor, a companhia segue em franca expansão.
Foi por meio de Modesto Araujo que a empresa demonstrou a todos a sua vocação para inovar, um valor que está presente desde a inauguração da primeira loja, na praça Rio Branco daquela antiga Belo Horizonte do século XX.
Muitos não sabem, mas a Araujo foi a primeira drogaria da capital mineira a oferecer plantão 24 horas (1933), a pioneira no Brasil a disponibilizar o serviço de telemarketing – Drogatel Araujo (1963) –, a primeira a implantar o modelo de Drugstore no país e a primeira a oferecer serviços de vacinação em farmácia.
E não para por aí. A empresa também foi precursora com o serviço de WhatsApp Farma e o conceito de Drive-Thru, o que se tornou uma tendência no setor.
Crescimento
O passado também ajuda a explicar o presente. Em 2024, a empresa ultrapassou a marca de R$ 4 bilhões em faturamento, figurando entre as 30 maiores empresas do varejo brasileiro. Para 2025, o crescimento projetado é de 15% e o faturamento deve ultrapassar a marca dos R$ 5 bi.
São mais de 60 milhões de clientes anualmente, contando com o suporte de 12 mil colaboradores dedicados a cumprir a missão de “encantar e satisfazer as necessidades do cliente”. O mix de produtos, por sua vez, ultrapassa 23 mil itens, para fazer valer o lema que os mineiros já sabem de cor: “Na Araujo tem!”.
Além do crescimento contínuo, a Araujo também tem se consolidado como uma solução em serviços de saúde. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a rede foi responsável por 60% dos testes realizados em farmácias em Minas Gerais.
Olhando para o futuro, o desafio da Araujo não poderia ser diferente: seguir crescendo sem abrir mão da qualidade e da atenção ao cliente.
A empresa investe constantemente no crescimento sustentável, ampliando sua presença em Minas Gerais e fortalecendo os canais digitais, como site, aplicativo, WhatsApp e Drogatel.
Além disso, continua a aprimorar seus serviços de saúde, garantindo acesso prático e seguro a vacinas, testes rápidos e programas de saúde.
“Homenagear nosso fundador é reforçar os valores que sempre guiaram a empresa: inovação, compromisso com o cliente e excelência no atendimento. Estamos prontos para os próximos capítulos dessa história e queremos caminhar cada vez mais perto de nossos clientes”, comemora Modesto Araujo Neto, presidente da empresa.
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante