Tecnologia, inovação e práticas sustentáveis despontam como pilares para o futuro do agronegócio. É com esse pensamento que o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes) completa, neste mês, 17 anos de trabalho pelo desenvolvimento sustentável do agro em Minas Gerais. Em parceria com o Sistema Faemg Senar, é sinônimo de transformação no campo.

O instituto tem atuação focada em pesquisa, assistência técnica e capacitação, voltada para a assistência de produtores rurais que buscam melhorar suas práticas produtivas e gestão, fortalecendo toda a cadeia agropecuária e contribuindo para um agro mais competitivo e sustentável em Minas Gerais

O presidente do Inaes, Renato Laguardia, destaca a importância do instituto para o desenvolvimento sustentável do setor. “O Inaes tem sido fundamental para a implementação de projetos que transformam a realidade do campo, como aqueles voltados para a cultura do cacau no Norte de Minas; o Genética em Campo, que proporciona assistência para compra e venda de touros com melhoramento genético, e o Agro+Verde, que recupera áreas de preservação permanente, reserva legal e pastagens”, afirma.

Laguardia ainda ressalta que o Inaes leva tecnologia e conhecimento para os produtores, impulsionando a produção e gerando novas oportunidades de renda, por exemplo, com o início das compras coletivas de insumos por meio dos Sindicatos de Produtores Rurais, e muitas outras iniciativas.

Desde a sua fundação, a entidade se transformou de uma organização com foco em estudos regionais para um instituto multifuncional, que abrange desde a coleta e análise de dados até a execução de projetos de larga escala para inovação e sustentabilidade no campo. Essa evolução permitiu ao instituto se adaptar aos desafios contemporâneos do agro, adotando novas tecnologias e se tornando uma referência em parcerias estratégicas e na gestão de projetos complexos em Minas Gerais.

“Completamos 17 anos de história, um período em que o Inaes se consolidou como um pilar de suporte e inovação para o agro mineiro. Celebrar essa data é reconhecer o trabalho de cada parceiro, colaborador e produtor rural que acredita no potencial transformador do nosso Instituto. Esses anos nos mostraram que, juntos, podemos sempre ir além e fazer a diferença para um agro cada vez mais forte e sustentável em Minas Gerais”, destaca o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha.

Projetos que transformam

O Inaes vem se destacando no setor devido à sua capacidade de adaptação e sua proposta de soluções inovadoras em tempo real. Ao longo de sua trajetória, a entidade fortaleceu parcerias estratégicas, como o programa “Juntos pelo Agro”, em colaboração com o Sebrae-MG, que oferece consultoria especializada oferece consultorias especializadas para fomentar o empreendedorismo e a inovação no agronegócio.

Outro destaque é o portfólio NovoAgro Ventures, que conta com 30 startups, tendo como foco a avaliação, a seleção e o impulsionamento de startups voltadas ao agronegócio, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Com ampla atuação no setor, outras iniciativas se destacam como a Compra Estratégica, que consiste em um programa de compras coletivas de insumos agropecuários, que permite aos produtores adquirirem produtos com melhores condições. Outro suporte prestado está relacionado à compra e venda de touros com assessoria voltada para melhoramento genético, por meio do projeto Genética em Campo

No que tange a sustentabilidade, o Instituto Antônio Ernesto de Salvo conta com duas frentes inovadoras, como o Agro+Verde, que em parceria com Cargill, desenvolve soluções e estratégias para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e pastagens. Voltado para o Norte de Minas, o Agro+Verde Cacau atua na implantação de áreas onde os bananais estão em queda de produção.

Clique aqui para saber mais sobre o Inaes

*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante