Alívio

Casemiro faz golaço, Brasil vence a Suíça, e vai às oitavas da Copa do Mundo

Seleção foi a campo sem o maior nome, Neymar, que fez falta na criação de jogadas no meio

Por Gabriel Moraes
Publicado em 28 de novembro de 2022 | 14:53
 
 
 
normal

Se futebol fosse merecimento, o placar desta segunda-feira (28) poderia ser considerado justo. A seleção brasileira não jogou o seu melhor futebol, mas lutou desde o início e venceu a Suíça por 1 a 0, se classificando para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar com uma rodada de antecedência. Gol, "suado", foi marcado pelo meia Casemiro, quando a partida já se encaminhava para o final.

A equipe foi a campo sem o seu camisa 10, Neymar, que teve uma entorse no tornozelo esquerdo na vitória sobre a Sérvia. Sua ausência atrapalhou a criatividade brasileira, que teve dificuldades, principalmente no meio-campo, de chegar perto do gol. O camisa 9, Richarlison, por exemplo, não conseguiu dar um chute sequer no gol.

O volante Fred ganhou uma oportunidade. No lugar do lateral-direito Danilo, também com uma lesão no tornozelo, entrou o zagueiro Éder Militão, que não comprometeu. A seleção só conseguiu performar melhor na segunda etapa, como foi na primeira rodada, após mexidas de Tite.

Com este resultado, o Brasil manteve a liderança do Grupo G com seis pontos, contra três dos europeus. Camarões, em terceiro, está com apenas um ponto, assim como a Sérvia (ambos empataram mais cedo), e não podem mais alcançar os sul-americanos.

Primeiro tempo

Nos primeiros minutos, o Brasil manteve maior posse de bola, mas a deficiência na criação de jogadas pesou. Sem Neymar armando, Lucas Paquetá foi o encarregado pelo meio, mas a consistência defensiva dos suíços atrapalhou os planos.

Pelos lados, Vinicius Júnior e Raphinha tentavam, mas também sem muito êxito. Este último, inclusive, foi o responsável pela melhor jogada: lançou o colega do Real Madrid, da direita para a esquerda, mas Vini pegou mal na bola, e o goleiro Sommer defendeu. Nome do primeiro jogo, Richarlison pouco conseguiu efetuar na frente.

Segundo tempo

No intervalo, Tite mexeu no time, tirando Paquetá e Fred, e colocou Bruno Guimarães e Rodrygo, para dar mais ofensividade à equipe, e gerou resultado. Os brasileiros chegaram mais perto do gol: aos 18 minutos, Vinicius partiu em velocidade pela esquerda e tocou para o fundo das redes, na saída do goleiro. Porém, foi marcado impedimento, no início do lance.

Aos 37 minutos, quando os brasileiros pressionavam como podiam, novamente ele, Vinicius Júnior, fez boa jogada pela esquerda, tocou para Rodrygo, que havia acabado de entrar e passou de primeira, em bola a meia altura, para Casemiro. O volante do Real Madrid pegou de primeira, "na veia", a redonda resvalou no adversário e morreu na beirada da rede – o arqueiro suíço só olhou.

Depois disso, o Brasil continuou indo para cima, com o intuito de balançar mais as redes, porém, desperdiçou as chances que teve. No final, 1 a 0, e passaporte carimbado para a próxima fase.

Futuro

A terceira rodada da chave será na próxima sexta-feira (2), com os dois duelos às 16h (de Brasília). O Brasil pega Camarões, enquanto a Suíça encara a Sérvia.

FICHA TÉCNICA

O quê: Brasil 1 x 0 Suíça

Motivo: 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo

Quando: segunda-feira, 28 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)

Onde: 974 Stadium, em Doha, no Catar

Brasil: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vinicius Júnior e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite

Suíça: Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Sow (Aebischer), Rieder (Steffen), Xhaka e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin

Arbitragem: Ivan Barton (ESA); David Moran (ESA) e Zachari Zeegelaar (SUR). VAR: Drew Fischer (CAN)

Gol: Casemiro, aos 37' do 2ºT

Cartões amarelos: Fred (BRA) e Rieder (SUI)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!