Recorde negatrivo

Copa do Catar bate recorde negativo de mais 0 a 0 numa primeira fase de Mundial

Mundial do Catar já tem quatro partidas que ficaram no 0 a 0; número é superior ao da Copa de 1990; na Rússia, em 2018, foram só três em toda a competição

Por quand
Publicado em 24 de novembro de 2022 | 12:36
 
 
 
normal

As principais estrelas estão em ação, mas a primeira fase da Copa do Mundo do Catar já registra um recorde negativo: o de maior número de partidas terminadas em 0 a 0.

Até o momento, foram quatro as partidas que terminaram sem que as redes fossem balançadas: Dinamarca x Tunísia; México x Polônia; Marrocos x Croácia e Uruguai x Coreia do Sul, partida encerrada no final da manhã desta quarta-feira (24).

Para se ter uma ideia do que isso pode significar, basta ressaltar que o primeiro 0 a 0 em uma Copa do Mundo só foi registrado na sexta edição dos Mundiais. E, por 'ironia do destino', em um jogo envolvendo a seleção brasileira: Brasil 0 x 0 Inglaterra.

O 'feito' negativo do Catar já supera a primeira fase de Mundial em que até então havia ocorrido o maior número de empates: a Copa de 1990, na Itália, que teve três 0 a 0 em sua fase de grupos.

Outra análise importante que pode ser feita é a comparação com a Copa da Rússia. No último Mundial, disputado em 2018, foram apenas três 0 a 0 em todo o torneio.

Uma das possíveis explicações para o alto número de jogos sem gols pode ser a pequena quantidade de treinos de que a maioria das seleções pode fazer. 
 
Primeiro, em função do calendário mais 'apertado' em função da sequência de jogos que tiveram de ser realizados em um menor intervalo de tempo quando da retomada do futebol após as fases mais críticas da pandemia da Covid-19

Outra questão que afetou o calendário das seleções é o fato de a Copa ser disputada  pela primeira vez na história em novembro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!