Entre as capitais brasileiras, Belo Horizonte está atualmente em patamar intermediário e ligou o sinal amarelo em relação à incidência de casos do novo coronavírus. De acordo com o ministério da Saúde, a capital mineira ocupa atualmente a 16ª posição em relação ao coeficiente de incidência da Covid-19. 

O indicador de vigilância em saúde leva em conta o número de casos registrados por milhão de habitante. Segundo o ministério, BH tem hoje 141 casos/milhão de habitantes, valor acima da média nacional atual, que é de 111 casos/milhão de habitantes.

"Esse indicador funciona como um sinal de trânsito para nós. Em vermelho estão as capitais em situação de emergência. Essa não podem de maneira alguma interromper o distanciamento social. Em amarelo, as que estão em situação de atenção, e, em verde, as que estão em situação de alerta, abaixo da incidência nacional da doença", explicou Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do ministério.

O ranking

As capitais Fortaleza, Manaus, São Paulo, Macapá, Florianópolis, Recife São Luiz, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Brasília e Boa Vista estão em vermelho no índice de incidência da Covid-19.

Além de Belo Horizonte, aparecem com sinal de amarelo, em estado de atenção pelo ministério da Saúde, as cidades de Curitiba, Natal, Rio Branco, Salvador e Belém. As demais capitais brasileiras ainda estão com situação mais confortável em relação à incidência do novo coronavírus.