Ausência

Bolsonaro falta a dois eventos sobre o coronavírus no Palácio do Planalto

Silêncio do presidente ocorre após, mesmo contrariado, ter cedido aos militares e mantido o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no cargo

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 07 de abril de 2020 | 14:51
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro deixou de comparecer a dois eventos sobre a Covid-19 ocorridos na manhã desta terça-feira (7) no Palácio do Planalto. Ambos estavam previstos em sua agenda oficial. O primeiro compromisso a que o presidente faltou foi o lançamento de site e aplicativo para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do coronavírus. O segundo foi a apresentação do projeto Arrecadação Solidária para o enfrentamento da doença, que teve a participação primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Nesta manhã, ao deixar o Palácio da Alvorada, o presidente também evitou contato com a imprensa. Ele chamou os apoiadores que o aguardavam na residência oficial para ficar longe dos repórteres. Nos últimos dias, Bolsonaro tem adotado essa estratégia quando quer evitar a imprensa. O silêncio do presidente ocorre após, mesmo contrariado, ter cedido aos militares e mantido o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no cargo.

Em meio à pandemia do coronavírus, Bolsonaro trava uma guerra particular com o ministro da Saúde, a quem acusa de não ser “humilde” por não seguir suas orientações. Mandetta, por sua vez, reafirma diariamente que se pauta pela “ciência”.

A agenda do presidente foi divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom) na noite de segunda-feira (6). Nela, constava a entrevista coletiva entre 9h e 10h, mas Bolsonaro, assim como o ministro da Economia, Paulo Guedes, não compareceu. O anúncio sobre o pagamento do auxílio emergencial foi feito apenas pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e pelo presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

Mesmo após Bolsonaro ter se ausentado do primeiro compromisso, a Casa Civil, por volta das 9h40, divulgou um comunicado à imprensa afirmando que o presidente participaria do evento de Arrecadação Solidária ao lado da primeira-dama. Bolsonaro não apareceu, e a agenda foi atualizada, retirando os eventos que estavam previstos.

Questionada, a Secom não respondeu por que o presidente deixou deixou de ir aos eventos.

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!