Coletiva

Cloroquina será usado para tratar pacientes graves e fora das UTIs, diz ministro

Até então, tratamento experimental da Covid-19 estava sendo aplicado apenas nos pacientes críticos da doença e internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Por Igor Veiga
Publicado em 03 de abril de 2020 | 17:42
 
 
 
normal

Após a publicação do novo estudo da revista New England mostrando resultados positivos do uso da cloroquina contra a Covid-19, o ministério da Saúde informou que vai estender o tratamento também a pacientes graves da doença, ou seja, que estão hospitalizados, mas fora dos leitos de UTI.

"Estamos discutindo algumas possibilidades em tempos de tantas incertezas. O trabalho publicado pela New England ontem ainda é muito frágil, mas resolvemos ampliar o tratamento da cloroquina não só para os pacientes críticos (internados nas UTIs). Vamos adotar para os hospitalizados também (os casos graves)", informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o ministro, a questão do abastecimento de insumos hospitalares no país segue preocupante. "Nós temos uma coleção de problemas que vão se somando neste mercado e hoje a notícia foi a retenção dos 680 respiradores lá nos Estados Unidos. Estamos dialogando com os países para ter o mínimo da racionalidade e buscar um equilíbrio", disse.

De acordo com Mandetta, a dificuldade em adquirir respiradores e máscaras para o sistema de saúde no Brasil reforça a necessidade de manter o isolamento social nas cidades do país.

"Por esse motivo, a gente recomenda fortemente que as pessoas sigam a orientação dos governadores. Porque cada pessoa que deixa de ir pra UTI, é uma economia de insumos hospitalares. O que queremos é evitar que grandes centros urbanos como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e outras capitais tenham surtos, brotes epidêmicos da Covid-19 em parelelo. Por aí sim, seria muito difícil do sistema nosso suportar", pontuou o ministro.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!