Enfrentamento

Coronavírus em BH: UFMG promove financiamento coletivo para abastecer hospitais

Campanha busca arrecadar medicamentos, insumos, equipamentos e serviços para o Hospital das Clínicas, o Risoleta Neves e a UPA Centro-Sul

Por Rafaela Mansur
Publicado em 24 de março de 2020 | 15:14
 
 
 
normal

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciou nesta terça-feira (24) uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de arrecadar recursos para a aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços para o enfrentamento do coronavírus no Hospital das Clínicas, no Risoleta Neves e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul, todos em Belo Horizonte. Com o aumento de atendimentos a casos da doença, essas unidades já registram queda expressiva nos estoques e na capacidade de assistência.

O valor arrecadado será aplicado na compra de materiais como luvas, aventais, protetores faciais, máscaras cirúrgicas, suportes de soro e itens de limpeza.

"Alguns insumos, como máscaras e luvas, já estão faltando, e temos feito uma articulação com outros departamentos da universidade para restabelecer a normalidade. A campanha é necessária para abastecer os hospitais e dar condições de bom atendimento aos pacientes que chegam até a gente. Geralmente, é uma população mais vulnerável", diz a diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Ana Flávia Machado.

"Nunca na historia da UFMG vivenciamos uma situação como essa, do ponto de vista de um surto de dimensões globais. Esperamos arrecadar recursos para suprir várias demandas que já surgiram e que vão surgir ao longo desse período", afirma Ana.

A campanha é realizada em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que será responsável pelo gerenciamento da arrecadação. O volume doado será utilizado não só no atendimento das vítimas diagnosticadas com Covid-19, mas também de pacientes com síndromes respiratórias agudas e das demais emergências.

“A colaboração e a solidariedade da sociedade mineira neste momento de crise são essenciais para mantermos os dois hospitais e a UPA Centro-Sul em condições de operar e atender adequadamente a população. É uma medida emergencial, e contamos com o apoio das empresas e da sociedade mineira”, pontua a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.

De acordo com a reitora, não é possível prever por quanto tempo a campanha de financiamento será mantida. “Neste momento, temos que fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Torcemos para que as consequências da pandemia possam ser atenuadas pelas medidas preventivas que estamos adotando, mas temos que agir com responsabilidade e agilidade e nos prepararmos para um cenário crítico”, afirma Sandra.

O presidente do IAMG e professor da UFMG, Felipe Martins Pinto, diz que diversos órgãos, como a Justiça Federal, o Ministério Público e a Defensoria Pública, estão contribuindo com a divulgação da campanha. "Essa divulgação é muito importante, porque, em um momento como este pelo qual passamos, de calamidade e flagelo, é muito natural que as pessoas queiram colaborar e, em geral, não o fazem por não saber como, por falta de uma oportunidade. A campanha é uma excelente oportunidade para aqueles que querem ajudar na minimização dos efeitos do coronavírus", diz.

Como contribuir

Os interessados podem transferir qualquer valor para:
Banco do Brasil (001)
Agência:1615-2
Conta-corrente: 960.419-7
CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41

Quem deseja doar bens ou equipamentos pode entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio dos telefones (31) 99306-0348 e (31) 3409-4555 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br.

Uma plataforma para doações online também deve ser criada.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!