Futebol

Em meio à pandemia, Casillas sugere encerrar campeonatos na Europa em dezembro

Perto da aposentadoria, veterano jogador e ex-goleiro do Real Madrid é pré-candidato à presidência da federação espanhola de futebol cuja eleição está prevista para este ano ainda

Por Estadão Conteúdo/Folhapress
Publicado em 05 de abril de 2020 | 10:50
 
 
 
normal

Diante da paralisação de todos os principais campeonatos em função da pandemia do novo coronavírus, o goleiro Iker Casillas, de 38 anos, ex-capitão da seleção da Espanha e atualmente no Porto, de Portugal, sugeriu que a temporada na Europa seja alongada e os torneios sejam encerrados em dezembro deste ano.

"Como solucionar o término do futebol europeu? Anula-se a temporada? Disputa-se a competição de acordo com o ano civil?" escreveu em suas redes sociais o espanhol, para, na sequência, fazer a sugestão da prorrogação das datas das competições de mata-mata.

"Se tudo voltar ao normal em três ou quatro meses, pode-se jogar o que resta e colocar as finais de taças e da Liga dos Campeões e Liga Europa, em dezembro. O próximo Mundial será em novembro de 2022. Ajustes", sugeriu Casillas.

Campeonato deve voltar em junho

Javier Tebas, presidente de La Liga, responsável pela organização da primeira e segunda divisões do Campeonato Espanhol, respondeu rapidamente à sugestão de Casillas, dizendo que "as novas datas indicadas permitirão que a temporada seja encerrada".

 Os organizadores do Campeonato Espanhol já estão trabalhando com uma data para que o torneio, paralisado por conta do novo coronavírus, seja retomado. O início do campeonato pode acontecer no no dia 5 de junho.
De acordo com o jornal As, o plano, no entanto, só seria colocado em prática com autorização do governo da Espanha e se as decisões da Uefa não se "chocassem" com a data estabelecida.

Casillas está prestes a se aposentar e já anunciou no começo deste ano que será candidato para ocupar o cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol). As eleições acontecem este ano, mas ainda não há data definida. O goleiro não entra em campo desde que sofreu um enfarte em maio do ano passado.

Diante das incertezas provocadas pela pandemia, a Uefa e as federações europeias de futebol ainda não sabem como proceder em relação ao desfecho de suas competições. Vários cenários foram especulados, mas até agora ainda não há uma definição de datas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!