Precaução

Governo português reforça o confinamento em Lisboa para conter o coronavírus

Entre as medidas está a proibição de reuniões de mais de dez pessoas e o fechamento de cafeterias e lojas a partir das 20h locais

Por AFP
Publicado em 22 de junho de 2020 | 14:50
 
 
 
normal

O governo português anunciou um reforço do confinamento na região de Lisboa para controlar os focos de contágio do coronavírus, anunciou o primeiro-ministro, Antonio Costa, nesta segunda-feira (22).

Entre as medidas está a proibição de reuniões de mais de dez pessoas, enquanto o limite foi aumentado para 20 em todo país, assim como o fechamento de cafeterias e lojas a partir das 20h locais.

"Certas medidas serão aplicadas em toda região metropolitana de Lisboa", afirmou o chefe de governo em coletiva de imprensa, após se reunir com os prefeitos dos cinco municípios mais afetados.

"O núcleo do problema está nos 15 distritos destes municípios", acrescentou, especificando que as novas medidas e sua aplicação geográfica serão detalhadas em um conselho ministerial extraordinário, que ocorrerá à noite.

Conforme dados oficiais divulgados pela mídia local, entre 21 de maio e 21 de junho, foram detectados em Portugal 9.221 novos casos de Covid-19, dos quais 85% estão nas regiões de Lisboa e do Vale do rio Tejo. Cerca de metade desses novos casos foi localizada nas comunas de Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora.

"A região de Lisboa continua concentrando nossa atenção e esforços", declarou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Lacerda Sales. 

A capital portuguesa sediará a última fase da Liga dos Campeões de futebol da Europa em agosto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!