A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, é o segundo município com o maior número de casos suspeitos de Covid-19 em Minas Gerais: 561. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga.

A cidade fica atrás apenas da capital, Belo Horizonte, que tem 2.904 casos suspeitos. 

Mesmo considerando o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, publicado no sábado, 21, a cidade também é a segunda com mais suspeitas, com 314 casos. Há um atraso entre os números reportados pelas prefeituras e os consolidados pelo governo estadual.

O dado chama atenção porque Ipatinga é apenas a décima cidade mais populosa de Minas Gerais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 263 mil pessoas residam no município.

Desde sábado, 21, o comércio da cidade está fechado por uma semana em virtude de um decreto do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania). As exceções são supermercados, sacolões, fornecedores de alimentos e Correios.

“O meu decreto foi anterior ao do governador. E ontem (sábado) foi o melhor número nosso: nós tivemos o crescimento só de 19% de casos suspeitos de um dia para o outro. Nós já tivemos até de 170%”, afirmou Nardyello.

Segundo o prefeito, todos os casos suspeitos da cidade foram classificados desta forma após os pacientes passarem por uma consulta médica. As unidades básicas de saúde estão funcionando em horário estendido até às 22h.

Apesar do número de casos suspeitos, Ipatinga tem apenas um caso confirmado de Covid-19. A cidade está tendo dificuldades para obter os resultados dos testes que são realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituto ligado ao governo estadual.

“Temos teste aqui que demorou mais tempo para chegar o resultado do que o período de quarentena de 14 dias. O cidadão estava isolado, passou o prazo de quarentena e a gente não sabe se é positivo ou negativo”, disse Nardyello.

"Eu acredito até que estes números (de casos confirmados) possam não refletir a realidade porque os resultados não chegam”, completou o prefeito de Ipatinga.

Festa barrada e multa

A Polícia Militar e funcionários da Prefeitura de Ipatinga barraram uma festa particular que acontecia em um estabelecimento da cidade no sábado, 22, por volta das 22h. Todos os convidados tiveram que se retirar do local.

No momento, já vigorava o decreto do prefeito, Nardyello Rocha que determinou o fechamento do comércio.

O estabelecimento foi multado em  R$ 12 mil pela Prefeitura de Ipatinga.