#fiqueemcasa

Movimentação urbana em Minas caiu 45,6% nas últimas semanas, aponta Google

Empresa tem feito relatórios com dados anonimizados sobre as tendências de deslocamento das pessoas durante as quarentenas impostas pela pandemia da Covid-19

Por Igor Veiga
Publicado em 03 de abril de 2020 | 16:06
 
 
 
normal

A típica movimentação urbana em escritórios, bares, restaurantes, farmácias, parques, shoppings e outros pontos das grandes cidades caiu, em média, 45,6% em Minas Gerais nas últimas semanas. Isso é o que aponta o mais recente levantamento do Google sobre o distanciamento social relacionado ao novo coronavírus.

A gigante de tecnologia criou uma página com relatórios sobre o impacto das quarentenas impostas em todo o mundo por conta da pandemia da Covid-19. Os dados dos relatórios foram obtidos a partir do recurso de Histórico de Localização habilitado nos smartphones e devidamente anonimizados.

Os números de Minas

Em Minas, os dados divulgados pelo Google, até então, levam em conta a movimentação das pessoas de 16 de fevereiro a 29 de março. No Estado, houve um aumento de 15% da permanência das pessoas em locais definidos como residência no período. Além disso, houve uma queda de:

- 66% no movimento de locais classificados como comércio e recreação, tais como shoppings, cinemas, cafés, restaurantes, parques, museus e bibliotecas;

- 29% no movimento de farmácias e supermercados;

- 46% no movimento de parques e praças;

- 57% em estações de transporte, como estações de metrô e trens e pontos e terminais de ônibus;

- 30% em escritórios e locais de trabalho;

No Brasil, o Google registrou nas últimas semanas uma queda média de 71% em locais de comércio e recreação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!