Centro-Oeste de Minas

Presídio de Pompéu tem surto de Covid-19 com nove casos confirmados

Oito detentos e um agente penitenciário testaram positivo para a doença e o número pode aumentar já que há 80 testes ainda em análise

Por Natália Oliveira
Publicado em 13 de junho de 2020 | 13:31
 
 
normal

O presídio de Pompéu, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, registrou um surto pelo novo coronavírus (Covid-19) com nove infectados, sendo oito detentos e um agente penitenciário. O surto fez disparar os casos na cidade, que passaram de 14 para 21, nesta quinta-feira (11), segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Em uma live nesta quinta-feira, o prefeito da cidade Ozeas Diretor (PRB) e a secretária municipal de Saúde Fernanda Cordeiro, explicaram que a confirmação do caso de dois presos já tinham entrado no boletim em data anterior. Nesta quinta, entraram os outros sete casos, incluindo a confirmação do agente penitenciário também infectado. Sendo assim, dos 21 casos confirmados na cidade, nove são provenientes do presídio. 

“Inicialmente a unidade prisional recebeu dois detentos vindos do município de Bom Despacho que tiveram contato com um caso confirmado. Esses dois detentos testaram positivo e nós demos andamento a investigação dentro da unidade prisional como um todo. Foram realizado 88 testes, sendo seis detentos positivos e um agente positivo”, explicou a secretária.

Segundo ela, esse número ainda pode aumentar. “Vale ressaltar que a investigação ainda não foi concluída e há ainda 80 detentos para serem testados”, complementou. A cidade não tem nenhuma morte confirmada e apenas um óbito em investigação. 

O prefeito pediu a colaboração da população para que a pandemia seja vencida. “É uma situação difícil, uma situação de anormalidade pela qual o mundo vem enfrentando, daí a importância de cada um de nós mantermos o isolamento e sairmos de casa somente com extrema necessidade. Contamos com a colaboração de toda a população para que possamos vencer essa pandemia. Que Deus nos abençõe”, concluiu o prefeito. 

Veja o que diz a  Secretaria  de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp):

No momento são sete custodiados testados positivo para covid-19 na referida unidade prisional. Eles estão isolados, em observação e sob quarentena. A ala em que se encontram foi limpa e desinfectada e os demais detentos e servidores estão usando máscara, procedimento padrão em todas as unidades prisionais.
 
O Departamento Penitenciário (Depen-MG) realizou testagem em massa na unidade prisional, resultando portanto na confirmação dos novos seis custodiados infectados. Todos os procedimentos padrão de segurança e saúde foram realizados. Um servidor também foi testado positivo e já está afastado para cumprir a quarentena em isolamento.

Para esclarecer, a Sejusp, por meio do Departamento Penitenciário, adotou um modelo pioneiro no país de circulação restrita de presos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e

Segurança Pública. Foram criados 30 presídios porta de entrada, onde presos recém-admitidos passam a quarentena em observação e controle antes de seguirem para outras unidades prisionais. Esse modelo evita a circulação do vírus no ambiente carcerário e garante que todos os novos presos vindos do ambiente extramuros cumpram 15 dias de observação ou descarte de diagnóstico.
 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!