Aprimoramento

‘Sabemos muito pouco sobre a doença’, diz Nelson Teich ao criticar informações

Ministro da Saúde concedeu sua primeira entrevista coletiva sobre a pandemia do coronavírus

Por Gabriel Moraes
Publicado em 22 de abril de 2020 | 17:48
 
 
 
normal

Em sua primeira entrevista coletiva como ministro da Saúde, Nelson Teich afirmou, na tarde desta quarta-feira (22), que é preciso, primeiramente, melhorar as informações sobre o novo coronavírus, que ainda são precárias.

“Nós sabemos muito pouco sobre a doença. Você vai fazendo escolhas, mas é algo muito frágil, pois não sabemos do que está se tratando. A informação é crítica”, disse.

Segundo o novo ministro, que ocupou o cargo há menos de uma semana, seu objetivo é obter mais informações sobre a Covid-19 e seus efeitos, além de criar um banco de dados juntamente com outros ministérios. “Eu estou aqui há apenas cinco dias (risos), mas está para ser criado um banco de dados com outros ministérios. Vamos buscar uma integração maior com outros grupos do governo. Vamos ter dados ligados a hospitais e Estados também”, afirmou.

Além disso, Teich lembrou que não podemos “deixar de lado” as pessoas com outras doenças, além do coronavírus. “Não podemos nos esquecer das outras pessoas. Os hospitais estão perdendo muitos pacientes com doenças que não são a Covid, e isso é algo preocupante”, alertou.

Novo secretário

Nelson Teich também aproveitou a oportunidade para anunciar seu secretário executivo, ou seja, o novo “número 2” do ministério: general Eduardo Pazuello. Ele assumirá o cargo no lugar de João Gabbardo, que estava na gestão de Mandetta.

O novo secretário executivo é do Rio de Janeiro e se formou na Academia Militar das Agulhas Negras, mesmo instituição por onde o presidente Jair Bolsonaro passou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!