A Prefeitura de Serranópolis de Minas, no Norte de Minas, confirmou nessa sexta-feira (22) o primeiro caso de coronavírus na cidade, que tem menos de 5.000 habitantes. Trata-se de um bebê, de 1 ano, que testou positivo em teste rápido e não no PCR, mais preciso na detecção da doença.

Uma equipe médica colheu a contraprova na criança na manhã deste sábado (23). O resultado do segundo exame leva até sete dias para ter o resultado. Embora o teste rápido tenha sido positivo, familiares e a babá da criança testaram negativo para a doença.

O prefeito da cidade, Elpidio Ribeiro Neto (DEM), disse ter dúvidas sobre o resultado, apesar do boletim da Secretaria Municipal de Saúde indicar como confirmado. "Nós não estamos acreditando, a mãe fez, o pai fez, a babá fez, deu tudo negativo. Aí vamos pedir a contraprova. O teste (rápido) foi feito por um médico pediatra pago pela família", disse Neto.

A cidade, que não tinha nenhum caso confirmado, recebeu assustada a notícia de acordo com o prefeito. "Foi um choque danado, pessoal ficou assim se prevenindo ainda mais. As prevenções já estavam acontecendo, mas agora estão tomando mais cuidado", afirmou o prefeito, antes de informar que a situação hospitalar do município melhorou nos últimos dias. 

No boletim divulgado pelo Estado neste sábado, não há nenhum caso em crianças até 9 anos. Os dados municipais, entretanto, levam um certo tempo para serem divulgados pelo Estado.