Hospitais

Taxa de ocupação de leitos para pacientes com coronavírus diminui em BH

Disponibilidade de leitos de UTI diminuiu na capital, mesmo assim, a ocupação seguiu o mesmo caminho

Por Gabriel Moraes
Publicado em 11 de maio de 2020 | 17:32
 
 
 
normal

Belo Horizonte dispõe atualmente de 214 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com o novo coronavírus. Desses, aproximadamente 44% estão ocupados. O número representa uma ligeira queda em relação ao balanço anterior da Secretaria Municipal de Saúde, quando a taxa de ocupação girava em torno de 46%.

De acordo com números anteriores, havia 217 leitos desse tipo na capital, três a mais do que tem hoje. Mesmo assim, o número de pacientes com Covid-19 internados nessa situação diminuiu.

Já em relação aos leitos destinados a enfermos que não foram diagnoticados com coronavírus, BH possui 692 unidades, das quais 84% estão ocupadas. Antes, essa taxa era de 97%, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Enfermaria

De acordo com o último balanço, a capital tem 524 leitos de enfermaria destinados a pacientes diagnosticados com coronavírus, dos quais 42% estão ocupados, uma diminuição percentual do número de pessoas internadas, já que semana passada 52% das unidades estavam ocupadas.

No entanto, houve um aumento de 26 leitos de enfermaria para Covid-19 - eram 457 no total.

Já em relação aos leitos para pacientes que têm outras doenças, a taxa de ocupação aumentou. Na última atualização, das 3.925 unidades, 69% estão ocupadas. Antes, eram 4.264 unidades (339 a mais), das quais 67% estavam ocupadas.

Dados de 7 de maio comparados aos de 3 de maio

Boa notícia

Segundo o infectologista Estevão Urbano, essa diminuição nos números indicam que a situação está progredindo para uma possível melhora. "Com certeza nós podemos absover essas informações como uma boa notícia. Não dá para saber se menos pessoas estão pegando a doença, mas é um indicativo que a transmissão está ficando sob controle", afirmou.

A PBH foi questionada do porquê houve esse remanejamento dos leitos, principalmente do número de UTIs, mas ainda não obteve retorno.

Casos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, Belo Horizonte é a cidade com mais vítimas do coronavírus - são 953 pessoas diagnoticadas e 26 mortes em decorrência da doença.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!