Na China

Teoria da conspiração afirma que coronavírus foi criado pelo Exército dos EUA

Por meio de disparos em massa pelas redes sociais chinesas WeChat e Weibo, história é apoiada pelo Partido Comunista da China, que tem reprimido quem contesta a teoria

Por Igor Veiga
Publicado em 10 de abril de 2020 | 16:59
 
 
normal

As teorias da conspiração sobre a origem do novo coronavírus têm um capítulo à parte na China, considerado como o ponto de partida da pandemia global da Covid-19. De acordo com uma reportagem publicada pelo site de jornalismo investigativo Vice News, no país asiático, ganha cada vez mais força entre os chineses a história de que o vírus foi criado pelo Exército dos Estados Unidos. 

O boato amplamente divulgado pelo Partido Comunista da China (PCC), por meio do WeChat e do Weibo (o “WhatsApp” e o “Twitter” dos chineses), ambos controlados pelo governo chinês, diz que o vírus foi levado por uma ciclista de 52 anos, sargento da corporação, que participou dos Jogos Mundiais Militares, ocorrido em outubro do ano passado, em Wuhan, onde os primeiros casos da Covid-19 foram registrados.

Se por um lado o presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a chamar a doença de “vírus chinês”, por lá, o que muitos asiáticos vêm falsamente acreditando é que a China foi atingida pelo “vírus USA (United States of America)”.

De acordo com a reportagem da Vice, cidadãos chineses que contestam a teoria da conspiração do “vírus USA”  têm sido linchados virtualmente por parentes, além de terem suas contas nas redes sociais bloqueadas. Há casos, inclusive, de prisão de pessoas no rígido regime comunista da China.

Como tudo começou

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Observatório da Internet da Universidade de Stanford, a teoria chinesa sobre a origem norte-americana do coronavírus teve início nos primeiros dias de janeiro de 2020, quando o médico Li Wenliang tentou alertar os amigos sobre um vírus tipo pneumonia se espalhando em seu hospital em Wuhan – antes que o governo o silenciasse nas redes sociais.

A pesquisa diz que como “as plataformas prometeram remover desinformação relacionada com a origem do coronavírus, e nossa pesquisa começou no meio de março, alguns materiais podem ter sido removidos”.

Segundo o estudo, foi em março que o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, deu o selo de aprovação do PCC para a conspiração, tuitando que “Pode ter sido o Exército americano que trouxe a epidemia para Wuhan”.

Sobrou até para Bill Gates 

Outras teorias sem qualquer comprovação já surgiram desde então. Já teve celebridade dizendo que o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do planeta, Bill Gates, criou o novo coronavírus.

A teoria conspiratória surgiu por conta de uma palestra TED Talks do bilionário, em 2015, em que ele previa os impactos e o despreparo mundial em caso de uma nova pandemia global. Gates cita a epidemia do vírus Ebola como exemplo.

Veja a palestra:

No Brasil, um dos que “compraram” essa história foi o jornalista Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro. No início desta semana, a imprensa norte-americana divulgou que Gates está financiando as pesquisas de pelo menos sete potenciais vacinas para o novo coronavírus.


 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!