US$ 500 milhões

Trump suspende financiamento dos Estados Unidos à OMS

Segundo o presidente dos EUA, país concede anualmente à Organização Mundial de Saúde cerca de US$ 500 milhões; Trump acusa a OMS de agir com um viés pró-China durante a pandemia

Por AFP
Publicado em 14 de abril de 2020 | 19:57
 
 
 
normal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14), a suspensão do financiamento dos Estados Unidos à  Organização Mundial da Saúde (OMS).  Há uma semana, o republicano havia ameaçado cortar os recursos depois de sugerir que a administração da organização tinha um viés favorável à China durante a pandemia de coronavírus. 

"Hoje, determino a suspensão do financiamento da Organização Mundial da Saúde enquanto se realiza um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e no encobrimento da pandemia do coronavírus", disse Trump durante coletiva de imprensa.

Nos últimds dias, Trump lançou uma ofensiva contra a OMS, da qual os Estados Unidos são os maiores contribuintes, acusando a organização de agir com um viés pró-China durante a pandemia iniciada na cidade chinesa de Wuhan em dezembro. 

O Departamento de Estado acusa a OMS, entre outras coisas, de não ter recebido um alerta precoce de Taiwan sobre o risco do coronavírus.
Taiwan, que conseguiu manter o número de mortos em apenas cinco pessoas, apesar de seus laços e proximidade com a China, alertou a OMS em 31 de dezembro sobre a transmissão humano-a-humano do coronavírus, afirmou o vice-presidente de Taiwan. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!