Globo

A Favorita: Patrícia Pillar e Claudia Raia celebram a volta da novela à TV

Atrizes interpretam as personagens Flora e Donatela, protagonistas da trama que será reprisada no Vale a Pena Ver de Novo

Por O Tempo Diversão
Publicado em 16 de maio de 2022 | 13:22
 
 
 
normal

Exibida originalmente em 2008, a novela A Favorita se tornou um marco na teledramaturgia brasileira. Primeira trama de João Emanuel Carneiro para o horário nobre da Globo, a história, que gira em torno da rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), subverteu a estrutura do folhetim tradicional ao revelar, depois de muitos capítulos, a identidade da vilã. Após mais de 10 anos, e muitos pedidos, A Favorita vai ser reprisada pela primeira vez, a partir desta segunda-feira (16), no Vale a Pena Ver de Novo, motivo de comemoração, inclusive, para as duas protagonistas da trama. 

Claudia conta que fiquei muito feliz quando soube que a novela seria reprisada. "Assim que foi anunciado já me marcaram em várias postagens nas redes sociais. Acho que vai ser muito legal acompanhar a repercussão da história pelas redes, ver os memes. E assistir à novela mesmo. Essa é uma história contada de uma maneira muito brilhante pelo João Emanuel Carneiro", afirma a atriz. 

Leia também: A Favorita: saiba quem é quem na novela que está de volta na Globo

"Sempre foi uma expectativa nossa saber como seria assistir a novela já sabendo 'quem estava falando a verdade'. Acho que pode ser muito interessante para o público que terá a chance de não ser 'enganado pelas aparências'. Assim, as pessoas terão uma compreensão melhor da complexidade de cada uma das personagens", pontua Patricia Pillar. 

Em A Favorita, Flora e Donatela formaram, no passando a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Flora, porém, foi condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatela, Marcelo Fontini. Após anos presa, ela é solta e tenta prova sua inocência e acusa a ex-amiga de ter cometido o crime. Já Donatela foi quem criou Lara (Mariana Ximenes), a filha de Flora com seu marido morto e herdeira única do império da família Fontini.

Essa rivalidade entre as ex-amigas deu o que falar e dividiu muito o público. Afinal, só no meio de A Favorita que ficou claro quem é a verdadeira vilã da história - antes da revelação, todo mundo ficou na dúvida sobre a personalidade de cada uma das personagens. 

Patrícia e Claudia contam que precisaram construir a dualidade das personagens, de forma que os espectadores ficassem em dúvida sobre o caráter de cada uma. "Essa provocação do João Emanuel Carneiro foi de grande originalidade e uma aposta arriscada que me agradou muito. Ele construiu uma trama muito surpreendente e para os atores abriu o campo de atuação trazendo muita liberdade", analisa Patrícia, a Flora de A Favorita.

"Não é sempre que trabalhamos essa dualidade no personagem e escondemos quem ele realmente é. E Donatela me proporcionou me despir de mim mesma de uma maneira muito forte. Eu sou bailarina clássica, aprendi a ter postura desde os três anos de idade. Donatela é o oposto disso. Ela é uma mulher bronca, o que se reflete inclusive na maneira como anda, que é mais bruta. Poder viver isso em uma personagem foi muito especial", valia Claudia, intérprete da Donatela. 

Elenco 

Além de Patrícia Pillar e Claudia Raia, a novela A Favorita traz no elenco nomes como Murilo Benício, Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Lilia Cabral, Ary Fontoura, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Deborah Secco, Carmo Dalla Vecchia, Juliana Paes, Bel Kutner, Claudia Ohana, Taís Araujo, Milton Gonçalves, Fabricio Boliveira, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Mauro Mendonça, Helena Ranaldi, Malvino Salvado, entre outros. 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!