Medicina

Adenocarcinoma: entenda o câncer de intestino descoberto por Preta Gil

A cantora estava internada há alguns dias em um hospital no Rio de Janeiro após sentir um certo desconforto no estômago e recebeu o diagnostico da doença

Por O TEMPO
Publicado em 11 de janeiro de 2023 | 10:03
 
 
 
normal

Preta Gil, de 48 anos, revelou, nesta terça-feira (10), que foi diagnosticada com adenocarcinoma, um câncer de intestino. A cantora estava internada há alguns dias em um hospital no Rio de Janeiro após sentir um certo desconforto no estômago.

"Tenho Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante", disse.

O QUE É ADENOCARCINOMA?

Segundo a sociedade brasileira de endoscopia digestiva, o adenocarcinoma é um tumor maligno (câncer) que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso (cólon). Ele costuma surgir como um pequeno pólipo (adenoma - tumor benigno semelhante a verruga), que em cerca de 10 anos cresce de tamanho e evolui.

Ainda de acordo com a entidade, a incidência desse tipo de câncer vem aumentando bastante em nosso país, e hoje é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens.

Conforme o Ministério da Saúde, este tipo de tumor responde bem ao tratamento, principalmente se for descoberto precocemente e não atingir outros órgãos do corpo.

O diagnóstico de adenocarcinoma pode ser feito através dos sintomas e apoio de exames de sangue e ultrassom, radiografia, e ressonância magnética. O órgão também recomenda que pessoas com histórico na família, fatores de risco ou idade maior que 50 anos, façam um acompanhamento médico, como pesquisa de sangue oculto ou colonoscopia, por exemplo.

Sintomas :

No estágio inicial, o câncer de intestino não costuma causar sintomas. Por isso é tão importante a realização da colonoscopia de rotina para se identificar a doença precocemente.

Nas fases mais avançadas o paciente costuma apresentar dor ou desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal (sangramento ou alteração no formato das fezes, sensação de evacuação incompleta), dor anal, emagrecimento sem causa (sem dieta ou atividade física), anemia, fraqueza.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!