Veja fotos

Alunos de colégio em BH tiram fotos reproduzindo obras de arte famosas

Obras de arte de artistas famosos, como Salvador Dali e Amedeo Modigliani, foram reproduzidas por estudantes

Por Laura Maria
Publicado em 19 de julho de 2020 | 10:43
 
 
 
normal

Por mais que estejam longe fisicamente da escola, estudantes, professores e alunos do colégio Dona Clara, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, se uniram para acrescentar um toque de arte às suas rotinas. Orientados pela professora de arte, Elenice Henrique Santos Oliveira alunos do 8º ano da unidade localizada na avenida Sebastião de Brito tiraram fotos reproduzindo obras de artes tanto famosas como pouco conhecidas do grande público. 

Batizado de “Quadros em Cena”, o projeto é realizado há dois anos pela professora na escola, mas, com a pandemia, tomou uma proporção diferente. “Com o isolamento social, as famílias são ‘obrigadas’ a participar dessas aulas. O projeto envolveu ativamente os pais dos alunos em vários aspectos, inclusive terapeuticamente. Até os professores quiseram participar”, conta Elenice, que elaborou o projeto juntamente com o professor de literatura Flávio Albuquerque.

Obras de arte de artistas famosos, como Salvador Dali e Amedeo Modigliani, foram reproduzidas pelos alunos. Elenice explica que apresentou aos alunos  obras do pintor e desenhista brasileiro Almeida Júnior como ponto de partida para a elaboração das obras. “Contei para os alunos que ele representava pessoas do cotidiano, pessoas comuns do lugar onde ele morava. Dessa forma, a arte se conecta também com a gente”, diz.

Segundo ela, a partir daí os alunos puderam pesquisar e escolher os próprios artistas para representar. “O objetivo do projeto é que o aluno possa pesquisar e conhecer artistas pelo mundo. Além disso, ele desenvolve habilidades muito importantes, como a criatividade, ao montar figurinos e cenários”, argumenta.

 

Movimento mundial

O movimento de reproduzir obras de arte famosas no mundo inteiro tem ganhado o mundo inteiro, especialmente durante a pandemia. Diversos países adotaram o modelo desde o início do isolamento social. No Brasil, uma escola do Rio de Janeiro também incentivou os seus alunos a fazer o mesmo com os quadros de famosos. Também em Belo Horizonte, uma escola particular da região do Cidade Nova também elaborou um projeto semelhante junto de seus alunos. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!