Poesia

Ana Elisa Ribeiro lança 'Dicionário de Imprecisões' em live nesta terça-feira

Segunda edição do livro da escritora belo-horizontina tem novo projeto gráfico, ilustrações e dois novos poemas; transmissão pelo Instagram será às 17h

Por Bruno Mateus
Publicado em 07 de abril de 2020 | 11:59
 
 
 
normal

Foi de uma situação corriqueira de consulta ao dicionário e da consequente crítica de seu filho adolescente às tantas indefinições em meio às páginas da compilação de palavras que a escritora belo-horizontina Ana Elisa Ribeiro buscou inspiração para “Dicionário de Imprecisões” (Editora Impressões de Minas), que será lançado, por meio de uma live em seu canal no Instagram (@anadigital), na tarde desta terça-feira, às 17. A poeta Adriane Garcia fará a mediação.

Essa é a segunda edição da obra - a primeira foi publicada em abril de 2019 e, quando se esgotou, Ana e a editora decidiram que só faria sentido lançar um novo volume se houvesse novidades. Com isso, o livro ganhou novo projeto gráfico, assinado por Elza Silveira, novas cores e tamanho, tiragem numerada e a inclusão de dois poemas. As ilustrações, em papel vegetal, são de Wallison Gontijo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Amanhã 17h

Uma publicação compartilhada por Ana Elisa Ribeiro (@anadigital) em

“O livro foi feito em um processo semiartesanal, de um jeito bem mecânico, usando máquinas tipográficas para fazer relevos, dobras, perfurações. A ideia era fazer um livro objeto mesmo, que tivesse texturas e fosse diferente de um livro comum. Resolvemos fazer uma edição mais caprichada”, conta Ana.

Oitavo livro de poesia da escritora, “Dicionário de Imprecisões” reúne poemas acerca do cotidiano, mas também não deixa temas políticas e sociais de fora, como a questão da mulher. De dezembro de 2018 a janeiro de 2019, Ana Elisa Ribeiro amarrou todo o projeto em torno do tema. “O livro foi escrito para ser um dicionário”, destaca. Assim, ela começou a escrever “poemas que imitam verbetes em ordem alfabética sobre coisas aleatórias e que não definem nada”. Ela brinca: “Ele é tão impreciso que não tem todas as letras”.

A impressão de “Dicionário de Imprecisões” já estava programada para o início deste ano. Porém, com a pandemia de Covid-19 que surpreendeu e alterou a rotina dos brasileiros, o lançamento foi antecipado e será feito em algumas transmissões pelas redes sociais ao longo do mês. “As pessoas estão acessando intermitentemente as redes, por isso decidimos fazer dessa maneira. Outras lives vão acontecer em abril e vamos chamar outros convidados também”, diz Ana Elisa Ribeiro, que também é autora de “Anzol de Pescar Infernos” (Patuá, 2013), “Xadrez” (Scriptum, 2015) e “Álbum” (Relicário, 2018), entre outros. 

Programe-se

O quê. Lançamento de “Dicionário de Imprecisões” (edição revista e ampliada), da escritora Ana Elisa Ribeiro. Mediação da poeta Adriane Garcia

Quando. Nesta terça-feira, às 17h

Onde. Live (duração de 30 minutos) no Instagram da escritora: @anadigital

Onde comprar. O livro já está em pré-venda pelo site da editora Impressões de Minas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!