Fora

Âncora do 'Jornal Hoje', Dony De Nuccio pede demissão da Globo

Anúncio veio após vir à tona a notícia de que o jornalista assinou contrato milionário com um banco sem autorização da emissora

Por Renato Lombardi
Publicado em 01 de agosto de 2019 | 13:31
 
 
 
normal

O jornalista Dony De Nuccio não é mais funcinário da Globo. Ele, que apresentava o "Jornal Hoje", ao lado de Sandra Annemberg, pediu demissão da emissora na manhã desta quinta-feira (1º). A decisão veio após ter sido revelado que ele assinou um contrato milionário para ser o rosto dos vídeos institucionais de um banco sem a autorização da Globo, contrariando o código de postura da empresa.

Dony enviou um e-mail a Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo da emissora, pedindo seu desligando. No texto, o agora ex-âncora do "Jornal Hoje" reconhece que infrigiu as regras da emissora, e que por esse motivo decidiu apresentar sua carta de demissão. Em resposta, Kamel disse que acatou a decisão do jornalista "com pesar".  

O pedido de demissão de Dony De Nuccio chega poucos dias após ter sido revelado pelo site Notícias da TV de que ele teria recebido mais de R$ 7 milhões, em dois anos, para produzir conteúdo para um banco. Pelo Código de Ética e Postura do Grupo Globo, o jornalista deveria ter avisado a emissora do contrato e pedido autorização, o que Dony não fez. 

"Procurei vasculhar o histórico de dois anos de emails enviados por mim enquanto cumpria função na empresa. De fato, na esmagadora maioria das vezes, eu não tratava de valores com contratantes. Mas, em algumas circunstâncias pontuais, e das quais eu sinceramente não me recordava, há sim menção a cifras e projetos. Nos poucos casos em que isso aconteceu, a proposta geralmente não prosperou e a contratação não foi efetivada. De qualquer forma, fui traído pela memória. E me penitencio por isso", escreveu Dony, citando a Prime Talk Produções e Assessoria, produtora que ele abriu em 2017 e que prestava serviço para o banco. 

Justificativa

Na mensagem enviada a Ali Kamel, Dony reclamou da invasão de privacidade e dos ataques que tem recebido após essa notícia vir à tona. "Nas últimas semanas me vi mergulhado em uma infindável onda de ataques, com a vida dentro e fora da Globo vasculhada e revirada, sigilos fiscais violados, endereços expostos, trabalhos de exclusiva veiculação interna publicados, e até e-mails privados hackeados", pontuou o jornalista.

"Quanto mais perto estamos do topo da montanha, mais forte é o vento. E é esperado que seja assim. Mas essa contínua campanha para me destruir e sangrar a qualquer custo não pode prosperar. Não faz bem nem a mim, nem à minha família e nem à emissora. Não é justo com nenhum de nós. Por esse motivo, embora com aperto no coração, solicito meu afastamento do telejornalismo", completou ele.

Na carta, o jornalista diz ainda que está com o espírito leve e com a consciência tranquila: "Jamais tive o intuito de burlar regras ou obter benefício que julgasse incompatível com as funções que ocupava na emissora (isso sim, seria incompatível com a minha história pessoal). Trabalhei, duro e dobrado, para complementar a renda, fora do horário da Globo, e dentro dos limites que ao meu ver eram compatíveis e aceitáveis. Se errei, não foi com dolo, e humildemente peço desculpas."

Em resposta, Ali Kamel escreveu a Dony que aceitou seu pedido de demissão com "pesar". "Entendo que é absolutamente sincero quando afirma que não agiu com dolo, e esta carta é uma prova eloquente disto. Nossa longa conversa de hoje cedo permitiu que eu entendesse as suas motivações e você entendesse as razões da Globo", afirmou o diretor-executivo de jornalismo da Globo.

Carreira

Dony de Nuccio entrou na Globo em 2011. Ele foi repórter do "Bom dia São Paulo", "SPTV" e "Jornal da Globo". O jornalista também foi comentarista de economia do Hora 1 (Globo) e apresentador do programa Conta Corrente, da GloboNews.  Desde 2017 estava no "Jornal Hoje" - ele assumiu o posto que era de Evaristo Costa, que não quis renovar seu contrato com a emissora.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!