DNA luso-brasileiro

'Anitta e Madonna levaram minha música para o mundo', diz autora do hit

Blaya, compositora do hit 'Faz Gostoso', é nascida Fortaleza, mas vive desde os dois meses de idade em Portugal

Por FOLHAPRESS
Publicado em 29 de julho de 2019 | 14:17
 
 
 
normal

Bem antes de virar sucesso internacional na voz de Madonna e Anitta, o funk "Faz Gostoso" já colocava os portugueses para dançar. A música tem DNA luso-brasileiro: é obra da cantora Blaya, que nasceu em Fortaleza, mas vive desde os dois meses de idade em Portugal. 

Um dos principais nomes do pop dançante em Portugal, Blaya, 32, investe na combinação de músicas animadas e rebolado frenético. Suas letras normalmente retratam mulheres empoderadas, cheias de autoconfiança e explicitamente no controle de sua sexualidade. Uma mistura que não é tão comum em Portugal. "Sempre tem de haver alguém um pouco mais fora da caixa. Eu acho que a população portuguesa já está um bocado habituada a esse meu lado. Cada um é livre para fazer o que quiser. Nas minhas músicas também, cada um é livre de ser quem quiser. É uma questão de hábito. Nós temos de habituar os portugueses a esse pensamento", diz ela, que ostenta um forte sotaque lusitano. 

Apesar de ter conhecido Madonna durante uma festa em Lisboa - a cantora norte-americana vive na cidade há quase dois anos, acompanhando o filho que joga futebol num clube local -, Blaya diz que não chegou a conversar com ela.  "Só estive uma vez com a Madonna e foi muito antes de ela gravar 'Faz Gostosò. Foi numa festa que ela estava. Eu cantei, dancei, mas nunca chegamos a falar", relata. 

"O processo de negociação para o uso da canção foi feito através de um produtor. Ele entrou em contato comigo e disse-me que a Madonna queria fazer uma regravação da minha música. E pronto, a partir daí as coisas demoraram um pouco. Como é uma regravação eles tentaram fazer ali uma coisa nova, fresh, mas ao mesmo tempo deixando ficar a essência do original", diz. O resultado final agradou Blaya, que diz que a mensagem principal da canção foi mantida. A cantora também diz não ter ficado chateada por não ter participado da regravação. "Minha música está a ser cantada por duas artistas muito internacionais, que conseguem chegar a até mais pessoas do que eu. Por isso, eu me sinto muito bem por elas duas pegarem a minha música e a levarem para o mundo inteiro", avalia.

Embora a música faça parte de "Madame X", o novo álbum de Madonna, é dos fãs de Anitta que Blaya diz ter recebido mais retorno até agora. "Muitos brasileiros têm vindo falar comigo nas minhas redes sociais. Aqui a questão eu acho que é mais de fãs da Anitta do que fãs da Madonna", diverte-se.

Antes do dueto com Madonna, a cantora carioca já havia incluído um trecho de "Faz Gostoso" em sua apresentação no Rock in Rio Lisboa, em julho de 2018, quando as duas se conheceram pessoalmente. Blaya também fez uma apresentação solo na mesma edição do Rock in Rio lusitano. 

Veja o hit pela voz da Blaya:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!