Polêmica

Antra Brasil acusa Lil Nas X de transfobia: 'Gravidez não é fantasia'

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais criticou o rapper americano que se fantasiou de 'grávido' para promover 'Montero', seu primeiro disco na carreira

Por Da redação
Publicado em 16 de setembro de 2021 | 11:31
 
 
 
normal

A Antra Brasil (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) divulgou nesta quinta-feira (16), uma nota nas redes sociais criticando o rapper Lil Nas X, que recentemente se fantasiou de 'grávido' para promover "Montero", seu primeiro disco na carreira.

Segundo a associação, o cantor americano está lucrando com um tipo de imagem que, na vida real, faz com que homens trans sejam violentados, rejeitados e maltratados pelo sistema de saúde. Na publicação, a Antra acusa Lil Nas X de ser irresponsável e transfóbico ao divulgar imagens com este tipo de alusão à gravidez.

“Lil Nas X de forma totalmente irresponsável e descuidada – Transfóbica até, se fantasiou de grávido sem qualquer tipo de discussão ou reflexão em torno dos problemas enfrentados por mulheres, homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar”, diz a publicação.

“É uma ofensa a mulheres e demais pessoas que podem engravidar ver a gestação ser usada como uma jogada de marketing tão problemática como Lil está fazendo e isso deve parar. Pessoas morrem sem acesso aos cuidados de saúde na gestação ou sem direito/acesso ao aborto seguro”, complementa a postagem.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“Gravidez não é FANTASIA! Lil Nas X de forma totalmente irresponsável e descuidada – Transfóbica até, se fantasiou de grávido sem qualquer tipo de discussão ou reflexão em torno dos problemas enfrentados por mulheres, homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar. É uma ofensa a mulheres e demais pessoas que podem engravidar ver a gestação ser usada como uma jogada de marketing tão problemática como Lil está fazendo e isso deve parar. Pessoas morrem sem acesso aos cuidados de saúde na gestação ou sem direito/acesso ao aborto seguro.

Não há como defender! Errou feio fazendo piadas e transformando a gestação em um jogo midiático. Estamos em 2021 e isso é inaceitável!!! Para as pessoas que dizem ‘mas Lil Nas X é queer!’ Ser Queer não o torna imune a ser transfóbico. Algumas pessoas cis queer são transfóbicas! Lil Nas X está lucrando muito com um tipo de imagem que, na vida real, faz com que homens trans sejam violentados, rejeitados e maltratados pelo sistema de saúde. Ele ignora as experiências vividas por homens trans, que enfrentam discriminação e assédio durante a gravidez.

Além disso, o momento escolhido pelo rapper foi péssimo: ele compartilhou as fotos logo depois que uma lei do Texas que proíbe o aborto com seis semanas de gravidez entrou em vigor – sem mencionar NADA a respeito. Sentimos que alguém de sua relevância tenha dessa forma.

Lil pode arrancar a barriga grávida fake a qualquer momento, enquanto grávidas no Texas perderam a capacidade de tomar decisões sobre suas próprias gravidezes. Mulheres e pessoas que podem gestar não podem sair de seus corpos. Não se pode descartar as gravidezes dessa maneira.

E mais uma vez, a cisgeneridade se apropriando das vivências e da narrativa de pessoas trans para lucrar. Homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar seguem invisibilizades, mesmo depois dessa discussão e por isso esse close foi erradíssimo! Respeitem nossos corpos!"

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!