Artes cênicas

Ao vivo, online e gratuito: Quatroloscinco encena ‘Tragédia’ nesta quinta-feira

Espetáculo faz parte da versão virtual da Mostra de Teatro de Ipatinga, que migrou sua programação para as plataformas digitais

Por Bruno Mateus
Publicado em 10 de dezembro de 2020 | 15:23
 
 
 
normal

A Mostra de Teatro de Ipatinga é mais um evento a apostar nas plataformas digitais para driblar os impactos da pandemia, tão sentidos pela classe artística. Por isso, nesta quinta-feira (10), o evento, na versão “Mostra de Teatro em Casa” dá sequência a sua programação virtual com a apresentação de “Tragédia”, do grupo belo-horizontino Quatroloscinco, que irá encenar o espetáculo ao vivo no palco do Galpão Cine Horto, às 20h. A transmissão acontece gratuitamente pelo canal do evento no YouTube. Após a exibição, os atores participam de um bate-papo online.

“Tragédia” é uma leitura contemporânea de aspectos da tragédia grega a partir do clássico “Antígona”, de Sófocles, colocado em diálogo com as mazelas contemporâneas e com a atual situação do país. A peça teve sua estreia em outubro de 2019 e concorreu a quatro prêmios Copasa/Sinparc: melhor espetáculo, melhor texto inédito, melhor ator e melhor atriz. Em fevereiro, o Quatroloscinco cumpriu cinco datas do espetáculo no Verão Arte Contemporânea (VAC).

Agora, no ambiente digital, a peça ganha algumas nuances que anteriormente não estavam presentes no palco. Vale lembrar que “Tragédia” estava prevista para ser encenada na Mostra de Teatro de Ipatinga em maio, mas foi adiada devido à pandemia. “Em vez de simplesmente gravarem a peça, resolveram realizar a mostra ao vivo”, comenta o ator, dramaturgo e integrante do Quatroloscinco, Marcos Coletta.

Ele comemora o fato de a montagem ser transmitida em tempo real. “Estamos entendendo como a peça vai funcionar nesse esquema com quatro câmeras, ilha de edição ao vivo, todos os atores com microfones de lapela. Os movimentos têm que ser mais contidos, tem toda uma adaptação. A linguagem do teatro é mais expansiva, enquanto a do vídeo é mais contida. Ensaiamos e nos adaptamos para essa transmissão”, pondera o ator.

Antes de “Tragédia”, a Mostra de Teatro de Ipatinga já havia exibido, no sábado (5), o espetáculo “A Bela Adormecida”, do Giramundo. A programação continua em janeiro com as apresentações de “Doida”, com a atriz Teuda Bara e direção de Inês Peixoto, ambas do Grupo Galpão, e “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, que traz as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes em cena, e dramaturgia de Silvia Gomez.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!