Pra curtir em casa

Artistas da música se rendem às lives para manter proximidade com o público

Sem agenda de shows, transmissões online chegaram como alternativa diante da pandemia de coronavírus

Por Renato Lombardi
Publicado em 17 de abril de 2020 | 09:18
 
 
 
normal

Ficar em casa! Essa é a recomendação de especialistas e autoridades do mundo inteiro neste momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Porém, ficar em casa não precisa ser sinônimo de tédio. 

Desde o mês passado, por exemplo, vários artistas – nacionais e internacionais – têm se dedicado a usar a internet para se manter próximos do público. Eles estão investindo em um novo filão: as transmissões pelas redes sociais e pelas plataformas de vídeo – as famosas lives.

A primeira grande live neste período de quarentena foi a de Gusttavo Lima, que quebrou a internet. Depois, vieram Bruno e Marrone, Marília Mendonça, o rapper mineiro Djonga… a lista é grande! O fato é que, cada vez mais, artistas estão se rendendo ao novo formato de apresentações, com shows previstos para acontecerem até maio.
 
“Lives musicais são uma tendência concreta diante do cenário que estamos vivendo”, disse Jorge, da dupla Jorge e Mateus, em entrevista recente ao jornal “Folha de S.Paulo”. 

Os sertanejos entraram ao vivo, pelo YouTube, no último dia 4. “O mercado musical, com a ausência dos shows, precisou se reinventar. E essa é uma forma segura de levar o entretenimento para dentro dos lares. Cantar e levar um pouco de alegria para quem está em casa é também válido neste momento”, completou Jorge. 

Batalha por views
No Brasil, os sertanejos colocaram as lives em outro patamar. Gusttavo Lima, na primeira transmissão que fez, no dia 28 de março, ficou ao vivo por mais de cinco horas e atraiu 731 mil acessos simultâneos, batendo o recorde de Beyoncé, que teve 458 mil usuários, em 2018. Uma semana depois, no dia 4 de abril, a dupla Jorge e Mateus fez uma live e tirou o posto de Gusttavo Lima. Na sequência, Marília Mendonça pegou o posto, com 3,2 milhões de espectadores.

E o ranking deverá continuar com os sertanejos. Hoje, por exemplo, tem o Work Show, que vai reunir Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e João Neto e Frederico. A apresentação está marcada para começar às 19h, no YouTube. 

Quem mais bombou?
3,2 milhões de espectadores simultâneos curtiram a live de Marília Mendonça, a mamãe do pequeno Léo.

3,1 milhões de espectadores aproveitaram a live “Na Garagem”, em que a dupla Jorge e Mateus cantou só as músicas antigas.

731 mil de espectadores simultâneos reuniu Gusttavo Lima em sua primeira live, transmitida diretamente de sua fazenda

Cautela na curtição
As lives são gratuitas, e todo mundo pode assistir – basta ter uma conexão legal com a internet. A ideia é que as pessoas possam se distrair durante o isolamento social. Por isso, nada de reunir a turma em casa! Cada um no seu quadrado, combinado?

Vai assistir aos shows bebendo uma cervejinha, um drinques ou um vinho? Faça isso com moderação! Não use a desculpa de que está em casa para exagerar na bebida alcoólica. 

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde informou que o uso contínuo de álcool por pessoas em isolamento pode piorar as condições de saúde e contribuir para o aumento dos comportamentos de risco, como os problemas mentais, além de agravar casos de violência.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!