Foram exatos 90 dias de 'Big Brother Brasil 20', que chega na final na noite desta segunda-feira (27). Três finalistas disputam R$ 1,5 milhão: a médica Thelma, a digital influencer Rafa e a atriz e cantora Manu. Mas, se você ainda não se inteirou de quem são as três, a gente te explica. Confira abaixo o perfil das finalistas do "BBB 20":
Manu Gavassi
Rosto já conhecido no meio artístico antes de entrar no “BBB 20”, a atriz, cantora e compositora Manoela Latini Gavassi Francisco, mais conhecida como Manu Gavassi, tem 27 anos e nasceu em São Paulo, capital. Começou na carreira artística aos 16 anos, quando estampou páginas da revista “Capricho” como modelo.
Da modelagem para a música foi um pulo. Um ano depois, a paulistana já lançava seu primeiro álbum intitulado “Manu Gavassi”. Desde então, tem dividido sua carreira entre a música, a televisão, o cinema e a dublagem - a atriz atuou na novela “Malhação Sonhos” (2014) e emprestou sua voz para Dorothy Gale, no filme “Lenda de Oz”.
Dentro do confinamento, ela pediu em namoro o engenheiro Igor Carvalho, que aceitou o pedido em um post apaixonado, e fez muitos famosos aderirem ao programa, especialmente Bruna Marquezine.
Quando entrou para o “BBB”, Manu vestiu uma personagem ao debochar do próprio programa e adotar uma trajetória irônica, sempre repetindo que estava ali para fazer “um retiro espiritual”. Esse caminho não foi bem-recebido pelo público e pelos confinados, sendo chamada de “planta” dentro e fora da casa. Ao ir para o Quarto Branco com Felipe Prior e Gizelly, porém, Manu começou a mostrar mais sua personalidade.
Protagonizou cenas interessantes ao explicar termos do feminismo para Prior e quando se irritou com o psicólogo Victor Hugo. Sua coreografia para a música "Don't Start Now, de Dua Lipa, foi outro ponto alto da passagem de Manu no programa.
Durante o confinamento, a cantora, que se viu no paredão por três vezes e foi líder em uma única ocasião, se aproximou especialmente de Rafa. Com outros confinados, como Prior e Hadson, manteve relação tensa, e chegou a se recusar a mandar uma mensagem para o jogador, quando ele deixou a casa.
Também protagonizou um momento racista, ao elogiar o casal formado por Marcela e Daniel. “Pra mim, casal que a cor combina, a cor das pessoas mesmo, é muito forte. Esteticamente falando, vocês são extremamente agradáveis”, disse.
Manu também ficou conhecida na casa por sua dancinha. Por diversas vezes, ela coreografou o hit da britânica Dua Lipa. Por fim, quase foi à loucura quando a artista foi convidada para fazer uma live durante o programa. Fora da casa, a confinada teve uma torcida de peso: Bruna Marquezine, sua amiga e confidente, fez campanha pela atriz.
Apesar de confinada, Manu manteve suas redes sociais muito ativas fora da casa. Antes de se isolar, a paulistana gravou mais de cem de vídeos nos quais conversa com seus seguidores, como se estivesse comentando o programa. O auge dessa estratégia foi o lançamento do videoclipe da música “Áudio de Desculpas”.
Rafa Kalimann
Mineira de Campina Verde, Rafaella Kalimann tem 27 anos e é influenciadora digital - quando entrou no programa, já tinha 3 milhões de seguidores, hoje, só no Instagram, são 12 milhões. Atualmente, ela vive entre as cidade de São Paulo e Goiânia e trabalha para conseguir fundos para missões humanitárias na África. Rafa está oficialmente solteira, mas há boatos de que teria um romance com o cantor Léo (da ex-dupla Victor e Léo), por ter protagonizado seu último clipe, "Jéssica", e por alguns comentários feitos na casa.
Em 2014, ainda no anonimato, Rafa chegou a se inscrever no programa, por incentivo da mãe, que adora o reality show. “Quando comecei a fazer sucesso nas redes sociais achei que nunca mais teria chance, mas aí veio o convite e deu tudo certo”, contou ela, ao site do programa.
Rafa se define como positiva e animada, mas a característica que chamou atenção do público foi sua serenidade. Tudo bem que nem sempre, já que ela também protagonizou algumas brigas na edição, inclusive a primeira, com a também influenciadora digital Bianca Andrade - por um acontecimento anterior ao programa. Com a cantora Flay foram diversos embates. Em um, fez um discurso que se tornou meme imediato: "Não gosto de você, não sinto verdade em você, acho você, sim, incoerente", declarou.
A mineira certamente também será lembrada no "BBB" por sua religiosidade e suas "premonições" por meio de sonhos. Chegou a cravar que o filho do participante Pyong já havia nascido, além de ter acertado que, em um determinado momento, a confinada Flay se tornaria líder.
Rafa foi duas vezes líder, uma vez anjo e esteve três vezes emparedada.
Thelma Assis
A médica anestesiologista Thelma Assis, ou Thelminha, tem 35 anos, e é natural de São Paulo. Casada há dez anos, ela também é bailarina e passista e por várias vezes, durante a edição, declarou seu amor ao samba. O fato de ser obstinada foi sua principal característica (dentro e fora do "BBB 20"). Sem dinheiro para pagar a faculdade, ela estudou por três anos para passar no vestibular.
Acabou ingressando em uma faculdade particular com bolsa de 100%, mas precisou trocar de cidade. “Primeiro, morei em uma pensão. Só levei uma caneca, um garfo e algumas roupas. Me virava com R$ 300 por mês. Só não passei fome. De resto, teve tudo que você possa imaginar”, contou ela ao site do programa, ao revelar que também nunca conseguiu comprar um livro e que não tinha estetoscópio para as aulas práticas.
Adotada com apenas três dias, Thelma descobriu o fato por meio de uma ligação anônima. “Até hoje não sei quem me ligou. Fiquei dois dias fora do ar, mas entendi a decisão dos meus pais. Ter nascido do coração deles foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido na vida”, disse ela, que nunca procurou a família biológica.
A médica também revelou, ao site, episódios de racismo e autoaceitação. “Tanto na dança como na Medicina, sempre fui a única negra nos meus grupos”, disse. “A minha história é parecida com a de muitas meninas negras. Odiava meu cabelo, então alisava. Nem lembrava mais como ele era sem química. Um dia me revoltei e passei a tesoura. Foi minha libertação”, pontuou.
No programa, a médica foi duas vezes líder e esteve por quatro vezes emparedada. Formou, já nas primeiras semanas, um trio de amigas com Marcela e Gizelly, mas com a aproximação de Daniel e Ivy ao grupo, viu-se mais isolada. Desde o início, também manteve-se próxima do ator Babu Santana. Já na metade do jogo, criou laços com aquelas que se tornaram finalistas do programa, Manu e Rafa.
Thelma teve, claro, também episódios de briga, com Lucas (quando ele decidiu não contribuir para a compra de comida), com Mari (que havia insinuado ter deixado a médica ganhar uma prova de resistência que durou 26 horas) e com Flay, em uma discussão sobre coerência no jogo.